Louise dos Santos Lima


Nota biográfica

Louise Lima é investigadora pós-doutoral em Formação de Professores e Estudos Curriculares – financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) – no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) na Universidade Lusófona; Doutorada em Ciências da Educação (Universidade do Porto), complementada por uma mobilidade internacional na “Summer School in European Education Studies” na Universidade de Nápoles Frederico II. É Mestre em Ensino da Matemática (UFRJ) e Licenciada em Matemática (UFRJ).

Integrou a Equipa de Avaliação Externa da Autonomia e Flexibilidade Curricular promovida pela DGE, o que resultou num conjunto de recomendações para o Governo (Cosme, Ferreira, Lima, & Barros, 2021). É investigadora no projeto ERASMUS+ MARKA + [REF-2020-1-PT01-KA201-078732] que envolve escolas de 5 países. Coordenou o Centro de Investigação Transdisciplinar em Ciências da Educação do ISCE Douro; colabora com a Universidade Católica de Moçambique na realização de projetos de investigação e de intervenção educativa e com a Universidade do Porto por via da (Co)coordenação do Grupo de Investigação Ensino e Inovação Pedagógica (CIIE/FPCEUP) e do Observatório da Vida nas Escolas (CIIE/FPCEUP).

Possui experiência na docência no Ensino Superior em unidades curriculares no campo da Educação, da Matemática e da Didática da Matemática; bem como no Brasil ao correspondente aos Ensinos Básico e Secundário. Destaca-se sua intervenção no âmbito da formação contínua de professores, tendo contacto privilegiado com diferentes escolas distribuídas por todo o território português através do trabalho de intervenção, consultadoria e formação que realiza a pedido de diferentes Municípios, Escolas, Centros de Formação e Universidades, de Portugal e do exterior.  Foi formadora dos Diretores a convite da Direção Geral de Educação e, atualmente, integra dois grandes projetos nacionais de formação de professores no âmbito da avaliação pedagógica e da revisão curricular em Matemática. 

É embaixadora da Academi@ STEAM Mangualde. Integra um Conselho Editorial, sendo parecerista em duas revistas. A relação entre a investigação e o trabalho com as escolas justifica as suas últimas publicações e a participação em diversas conferências.

Áreas de interesse académico e científico

  • Formação de Professores
  • Estudos Curriculares
  • Gestão e organização do trabalho pedagógico
  • Inclusão

Projeto individual de Pós-Doutoramento

Formação contínua de professores em Portugal: Implicações das políticas educativas entre 2005 e 2022
Título
Professora Doutora Elsa Estrela
Orientador
Resumo

A Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 46/86, de 14 de outubro) reconhece a formação contínua como um direito dos professores, devendo ser “suficientemente diversificada, de modo a assegurar o complemento, aprofundamento e atualização de conhecimentos e de competências profissionais, bem como possibilitar a mobilidade e a progressão na carreira” (art. 35, n.º 1 e 2). Desde a sua criação em 1992 e até 2009, a formação contínua esteve sujeita a flutuações e foi objeto de alguns ajustes, embora tenha mantido as características inerentes à sua missão e aos seus objetivos, bem como à sua organização no terreno (Santos, 2009, p. 29). Para compreendermos o que tem acontecido após este período, propomos um projeto de pós-doutoramento que toma como referência três estudos realizados nesse campo (Duarte, 2007; Santos, 2009; Lopes et al., 2011). Assim, o objetivo deste projeto passa por compreender as implicações das políticas educativas sobre a formação contínua de professores em Portugal, a partir da evolução do seu regime jurídico e da sua caracterização. O desenho da investigação assenta nos princípios do paradigma fenomenológico-interpretativo, a partir de uma abordagem qualitativa, recorrendo à análise documental e a inquéritos. Assim, estabelecemos o período temporal 2005-2022 (anos civis) como recorte da investigação – de modo a considerar os mandatos dos responsáveis pela pasta da educação, não sobrepondo, mas ampliando os estudos já realizados. A investigação será desenvolvida em três fases:

  1. Mapeamento as conceções teóricas e os resultados dos estudos produzidos no âmbito da formação contínua de professores entre 2005-2022 (anos civis).
  2. Análise da evolução do regime jurídico da formação contínua em articulação com as políticas educativas.
  3. Caracterização e análise da formação contínua de professores em Portugal a partir dos critérios e das práticas de acreditação, perfil dos formadores e distribuição temática, tipológica e territorial da oferta formativa.

Expectamos que esta investigação se possa constituir como um contributo organizacional para o desenho de respostas mais consentâneas com os desafios enfrentados pela formação contínua de professores em Portugal.