Nunes, B., & Lima-Rodrigues, L. M. (2021). Currículo funcional e multi-deficiências: contribuições da cif para a educação inclusiva. Docent Discunt, 1(2), 118–127. https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n2.p118-127
Lima-Rodrigues, L. (2017). Formação ativa e expressiva de professores: “bagunçando o coreto” para estimular a Inclusão. In Omote, S.; Vieira, C.M. & Fonseca-Janes, C. (Orgs.) Variáveis Pessoais de Professores na sua Formação para a Educação Inclusiva. Dossiê Temático. Revista de Educação Especial. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria. Vol. 30, n. 59, 2017, 709-722p.
Lima-Rodrigues, L.; Santos, G. & Trindade (2016). A Pedagogias Expressivas em Educação Inclusiva. JORSEN – Journal of Research in Special Educational Needs. Volume 16, Supplement 1, May 2016. 1-1150p. 813-817p.
Lima-Rodrigues, L. (2016). Don’t tell me: Show me. JORSEN – Journal of Research in Special Educational Needs. Volume 16, Supplement 1, May 2016. 1113-1114p.
Santos, S., Ribeiro, S.; Lima-Rodrigues, L.; Rodrigues, D. (2016). Equidade e Educação: Práticas Docentes – Estudo de Caso. JORSEN – Journal of Research in Special Educational Needs. Volume 15, Supplement 1, May 2016. 462-465p.
Santos, G., Lima-Rodrigues, L. (2016). Expressive Arts – Embodying Inclusive Teachers. JORSEN – Journal of Research in Special Educational Needs. Volume 15, Supplement 1, May 2016. 506-509p.
Lima-Rodrigues, L.; Silva, M.O.E. & Rodrigues, D. (2021). Inclusão em Portugal: inspirações para o atendimento psicopedagógico. In Gislene C.O.; Lucila D.T.F.; Evely B. & Rosely P.B. Psicopedagogia: Desafios e prática no contexto educativo. Vozes.
Rodrigues, D. e Lima-Rodrigues, L. (2013). Prefácio. In Antonio, S. e Tavares, K. Uma pedagogia poética para crianças. Adonis.
Lima-Rodrigues, L. (2017). Atividades expressivas: potencializando meios de ação e de expressão. in Oliveira, Y.M; Rodrigues, D. & Meyrelles de Jesus, D. (Orgs) Formação de professores, práticas pedagógicas e inclusão escolar: perspectivas luso-brasileiras. EDUFES – Editora da Universidade Federal do Espírito Santo. Pp. 261-281.
Comunicações em eventos nacionais
Manuel, M.A. & Lima-Rodrigues, L. M. S. (2021). Níveis de inclusão e equidade em agrupamentos de escolas do distrito de Setúbal – dois estudos de caso. 11º Encontro dos Investigadores do CeiED – do cientista cidadão à ciência cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento.
Nunes, B. S. M., Cofre, D. C. & Lima-Rodrigues, L. M. S. (2021). Perfil funcional na inclusão educacional: tradução, adaptação transcultural e validação de um instrumento de avaliação. 11º Encontro dos Investigadores do CeiED – do cientista cidadão à ciência cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento.
Outras publicações
Nunes, B. S. M. & Lima-Rodrigues, L. (2021). As políticas educacionais brasileiras para a Educação Especial em tempos de pandemia. Atas / Anais do Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, pp. 50-58. http://projetos.ese.ips.pt/cde20/wp-content/uploads/2021/05/ATAS_do_CDE20_2021.pdf
Santos-Siqueira, A.C. & Lima-Rodrigues, L. (2021). Desenvolvimento das competências socio emocionais como maio para elaboração de sentimento de pertença ao processo de aprendizagem. Atas / Anais do Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, pp. 64-72. http://projetos.ese.ips.pt/cde20/wp-content/uploads/2021/05/ATAS_do_CDE20_2021.pdf
Manuel, M. A. & Lima-Rodrigues, L. (2021). “Teve que ser online!”: percursos e percalços de uma investigação remota de emergência. Atas / Anais do Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, pp. 216-222. http://projetos.ese.ips.pt/cde20/wp-content/uploads/2021/05/ATAS_do_CDE20_2021.pdf
Lima-Rodrigues, L. (2021). “ZoomDrama”: A utilização do Sociodrama como Metodologia de Ensino em tempos de confinamento. Livro de Atas do Seminário Dar asas ao saber Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais, pp. 222-228. CiEF – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. http://projetos.ese.ips.pt/cief/wp-content/uploads/2021/07/LivroATAS_SeminarioDarAsasSaber_2021_VF2.pdf
Lima-Rodrigues, L. (2021). Basta dar asas que eles voam! O Desenho Universal para a Aprendizagem e a realização de estudantes do Ensino Superior em tempos de confinamento. Livro de Resumos do Seminário Dar asas ao saber Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais, p. 54. CiEF – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. http://projetos.ese.ips.pt/cief/wp-content/uploads/2021/03/LivroResumosSeminarioDarAsasSaber_2021-03-06.pdf
Santos-Siqueira, A.C. & Lima-Rodrigues, L. (2021). Educação pela arte: Educação emocional para a inclusão de todos no processo escolar. Livro de Resumos do Seminário Dar asas ao saber Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais, p. 49. CiEF – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. http://projetos.ese.ips.pt/cief/wp-content/uploads/2021/03/LivroResumosSeminarioDarAsasSaber_2021-03-06.pdf
Manuel, M., & Lima-Rodrigues, L. (2021). Investigação remota de emergência em educação: excertos da história de vida de uma investigadora em confinamento. Livro de Resumos do Seminário Dar asas ao saber Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais, pp. 52-53. CiEF – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. http://projetos.ese.ips.pt/cief/wp-content/uploads/2021/03/LivroResumosSeminarioDarAsasSaber_2021-03-06.pdf
Manuel, M., & Lima-Rodrigues, L. (2021). Saberes e práticas de inclusão e equidade em escolas portuguesas: dois estudos de caso. Livro de Resumos do Seminário Dar asas ao saber Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais, p. 45. CiEF – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. http://projetos.ese.ips.pt/cief/wp-content/uploads/2021/03/LivroResumosSeminarioDarAsasSaber_2021-03-06.pdf
Lima-Rodrigues, L.; Rodrigues, D.; Pires, L. & Loureiro, M. (Eds). Atas do V Congresso Internacional “Educação, Inclusão e Inovação”, Lisboa, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, 2017.
Rodrigues, D.; Lima-Rodrigues, L.; Ainscow, M. & Santos, N. (Guest Eds.). JORSEN – Journal of Research in Special Educational Needs. Volume 16, Supplement 1, May 2016. 1-1150p.
Lima-Rodrigues, L. (2019) Educação Pré-Escolar: inspirações para a Educação Inclusiva. Atas do Congresso Internacional “Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho”. Santarém, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.
Lima-Rodrigues, L. (2019) Sociodrama na formação de Educadores de Infância – esperança de inclusão. Atas do Congresso Internacional “Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho”. Santarém, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.