Vasconcelos, M. C. & Marques, I. (2020). Investigação-Ação em Educação Artística: uma reflexão a partir de casos concretos. In Matéria Prima: Práticas artísticas no Ensino Básico e Secundário, vol. 8 n. 1 de janeiro-abril 2020. Disponível em http://materiaprima.fba.ul.pt/ a partir de janeiro de 2020
Neto, J. & Vasconcelos, M. C. (2019). A apropriação como ferramenta para a utilização da obra de arte na sala de aula. In Matéria Prima- Práticas artísticas no Ensino Básico e Secundário, vol 7, nº 2 pp 149-161. Lisboa: FBAUL & CIEBA.
Vasconcelos, M. C., Duarte, J. B. & Bahía, S. (2014). Editorial Dossier das Artes Visuais, Revista Lusófona de Educação
Livros
Vasconcelos, M. C., Duarte, J. & Bahía S. (2014). Dossier das Artes Visuais. Revista Lusófona da Educação.
Capítulos de livro
Vasconcelos, M. C. (2021). Práticas artísticas e transformação sociocultural. In Falcão, M., Leite, T. & Pereira, T. (coord) Educação Artística 2010-2020 pp 85-89. Lisboa: Politécnico de Lisboa
Vasconcelos, M. C. (2019). Investigação-ação, um contributo para a melhoria da prática no ensino das artes. In Vega, M. R. B., Fuente, R. A., Romero, G. S. (coords). Focalizando areas del saber desde sus nuevas lecturas, pp 431-443. Madrid: Gedisa Editorial.
Vasconcelos, M. C. (2016). Dimensões estratégicas na formação em Design e Artes Visuais na Contemporaneidade. In Trinchão (Org.) Desenho, Ensino e Pesquisa, vol, 3 pp 99-122. Salvador: Edufba/ UEFS Editora
Comunicações em eventos internacionais
Vasconcelos, M. C. & Marques, I. (2019). Investigação-Ação em Educação Artística: uma reflexão a partir de casos concretos. Congresso Internacional Matéria Prima, FBAUL, CIEBA,Lisboa, SNBA
Neto, J. & Vasconcelos, M. C. (2019). A apropriação como ferramenta para a utilização da obra de arte na sala de aula. Congresso Internacional Matéria Prima, FBAUL, CIEBA,Lisboa, SNBA
Vasconcelos, M. C. (2016). Investigação-ação, um contributo para a melhoria da prática no Ensino Artístico, Colóquio Internacional CeiEF/ULHT
Comunicações em eventos nacionais
Vasconcelos, M. C. (2019). O Poder Transformador da Arte e a Importância do Ensino Artístico. Cooperativa de Solidariedade Social – PEDRINHAS Auditório Municipal da Lousã, 25 de maio
Outras publicações
Elias, H. & Vasconcelos, M.C. (2014). Desmaterialização e campo expandido: dois conceitos para o desenho contemporâneo. Atas Colóquio Portugal-Brasil, VI SOPCM, VIII LUSOCOM