Simões, C. M. , & Coimbra, M. D. N. C. T. (2016, june). Chemistry Teaching in a STSE Perspective: A School Project. American Journal of Educational Research, 4(10), 731-735. Doi: 10.12691/education-4-10-4.
Martins, A., Coimbra, M. N., Pinto, I. & Serradas, R. (2015, july). How Teachers Experience Practical Reflectivity in Schools: A Case Study. American Journal of Educational Research, 3 (7), 918-922. http://pubs.sciepub.com/education/3/7/16. Doi: 10.12691/education-3-7-16.
Machado, M. I. & Coimbra, M. N. (2015, march). Using Cooperative Learning in a Grammar Workshop: A Case study on Students’ Perceptions. Advances in Social Sciences Research Journal (ASSRJ) 2 (3) 162-168. doi.org.. Disponível aqui.
Alves, Carla Dimitre Dias. & Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. (2014). Teacher Training and the Development of First Language Reading Strategies. American Journal of Educational Research, 2.11: 1044-1049. logo-adobe-white
Coimbra, M. & Martins, A. (2013). O estudo de caso como abordagem metodológica no ensino superior. Nuances: estudos sobre Educação, 24(3): 31-46. Disponível aqui.
Coimbra, M. N & Martins, A. M. de O. (2013). Case Studying Educational Research: A Way of Looking at Reality. American Journal of Educational Research. 1(9): 391-395. Disponível aqui.
Coimbra, M. N. (2013). Supervision and Evaluation: Teacher´s Perspectives. International Journal of Humanities and Social Science, 3(5): 65-71. Disponível aqui.
Coimbra, N. (2009). O Mistério dos Leitores Fascinados. E-fabulations. Electronic Journal of Anglo-American Studies, 4 (6), 111-122. Digital Library of Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Portugal, ISBN: 1646-8880. Disponível aqui..
Coimbra, N. (2009). The (co)construction of competence in writing in the mother tongue. A study in initial training. Revista electrónica on-line Linguanet. FCH, Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, 1-2008,Contrastive.
Artigos em revistas científicas nacionais
Coimbra, M. N. (2016, setembro). Língua e Literatura Portuguesa: da formação às (boas) práticas. Revista OZARFAXINARS, 61, Disponível aqui. CFAE Matosinhos: Centro de Formação de Associação das Escolas de Matosinhos.
Coimbra, M. N. & Lino, Margarida (2015, setembro). Projeto Comunicar. Percursos de motivação e aperfeiçoamento da leitura e escrita. Revista OZARFAXINARS, 52, Disponível aqui.. CFAE Matosinhos: Centro de Formação de Associação das Escolas de Matosinhos
Livro
Coimbra, N. (2009). A Escrita em Projecto. Porto: Edições Ecopy. ISBN 978-989-8080-93-6; D.L.282611/08. Edição on-line Google books.
Capítulos de livro
Coimbra, M. N. (2013). A imagética Feminina e a Crítica social n’Os Maias. In J. V. Brás & M. N. Gonçalves (orgs.). O Corpo – Memória e identidade (pp.141-150). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-8512-68-0.
Comunicações em eventos internacionais
Coimbra, N., Martins, A., Pinto, I., Serradas, R. (2015). Ser ou não ser professor reflexivo: uma questão de formação e Desenvolvimento Humano. Atas do I Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (pp.969-980). Porto: Universidade Católica Portuguesa, 23 e 24 de julho.
Alves, C. D. & Coimbra, M. N. (2015). O Projeto aprender a crescer: Uma estratégia transdisciplinar no desenvolvimento de compreensão da leitura. Atas do I Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (pp. 312-320). Porto: Universidade Católica Portuguesa, 23 e 24 de julho.
Machado, I. & Coimbra, N. (2015). Aprendizagem Cooperativa como Projeto de Desenvolvimento Humano. Atas do I Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (pp-312-320) Porto: Universidade Católica Portuguesa, 23 e 24 de julho.
Alves, C. & Coimbra, N. (2014). O conto como estratégia pluridisciplinar no desenvolvimento da compreensão da leitura. Comunicação apresentada no XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Conference proceedings (Universidade de Vila Real, 11-13 Setembro de 2014).
Dimitri, C. & Coimbra, N. (2013, novembro). O Fio de Ariadne. A Formação Contínua do PNEP e o Desenvolvimento da Competência de Leitura no 1º CEB. II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação. Políticas, Práticas e Investigação: pontes para a Mudança. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e Centro de Investigação e Intervenção Educativas (FPCEUP – CIIE). Portugal: Porto, 1, 2, 3 novembro.
Comunicações em eventos nacionais
Coimbra, M. N. (2016). Língua e Cultura Portuguesa: A Proficiência na Leitura e na Escrita. Comunicação apresentada ao Congresso Língua e Cultura Portuguesas. Memória, Inovação e Diversidade. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – CeiED, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, 18 e 19 de novembro.
Coimbra, M. N. (2016). Boas Práticas do Ensino Português nas Escolas Básicas e Secundárias – Dar Voz aos atores das Escolas Básicas e Secundárias. Participação em Mesa Redonda. Congresso Língua e Cultura Portuguesas. Memória, Inovação e Diversidade. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – CeiED, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, 18 e 19 de novembro.
Simões, C. M., & Coimbra, M.N. (2016, julho). Educação Ambiental através de um Projeto de Intervenção no Meio Local. Comunicação apresentada no CIAIQ2016/ISQR2016: Congresso ibero-americano em investigação qualitativa/ International symposium on qualitative research. Porto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, 12 e 13 de julho.
Coimbra, M. N. (2016, julho). Língua e Literatura Portuguesa: da formação às (boas) práticas. 1ª Comunicação do 1º Encontro da Comunidade de Prática dos Professores de Português de Matosinhos, Disponível aqui. CFAE Matosinhos: Centro de Formação de Associação das Escolas de Matosinhos.
Alves, C. D. & Coimbra, M. N. (2015). A Compreensão de Textos. Implementação de um Projeto na Sala de Aula. Comunicação apresentada no 6º Encontro de Investigadores do Centro de Estudos em Educação e Desenvolvimento (CeiED) “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social”. Lisboa: ULHT
Machado, I. & Coimbra, N. (2015). A investigação-ação como estratégia de inovação educativa e de mudança. Comunicação apresentada no 6º Encontro de Investigadores do Centro de Estudos em Educação e Desenvolvimento (CeiED) “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social”. Lisboa: ULHT
Alves, C. D. & Coimbra, M. N (2015). A compreensão de textos: implementação de um projeto na sala de aula. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social” (Lisboa, ULHT, Julho).
Machado, M. I. & Coimbra, M. N. (2015). A investigação-ação como estratégia de inovação educativa e de mudança. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social (Lisboa, ULHT, Julho).
Alves, C. & Coimbra, N. (2014). A Formação Contínua de Professores: Reflexões sobre o desenvolvimento da competência da leitura nos alunos do 1.º CEB. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).