Maria João Silva


Nota biográfica

É Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.

Pós-doutoramento em Interfaces Multissensoriais em Contextos de Educação Ambiental, em 2010, pela Universidade de Coimbra, Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Doutoramento em Engenharia do Ambiente em 1999 pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia. Mestrado em Mestrado em Sistemas e Tecnologias da Informação, Especialidade em Tecnologias da Informação na Educação em 1993 pela Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia. Licenciatura em Engenharia do Ambiente em 1985 pela Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Participação como Investigadora responsável num Projeto Portugal 2020 e como Investigadora num projeto financiado pela FCT e num Projeto financiado localmente. Participação em vários projetos de investigação não financiados.

Orientação 1 tese de doutoramento, terminada em 2013. Orientação e coorientação múltiplas dissertações de mestrado, nomeadamente: no Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; no Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino do Básico e de Matemática e Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa.

Publicação de múltiplos artigos em revistas especializadas e capítulos de livros.

Presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, nos anos de 2003 a 2004.

Integração do grupo de criação do Mestrado em Educação Ambiental e coordenação do mesmo, desde 2016.

Integração do grupo de criação do Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática em 2014.

Coordenadora do Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto de 2010 a 2012.

Coordenadora da Linha de Investigação “Contextos Educacionais e Formativos) do inED (Centro de Investigação e Inovação em Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto), entre 2013 e 2014.

 Organização de diversos eventos científicos.

Integração da equipa editorial da Revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional.

Integração da Comissão Científica das Revistas Interações, desde 2016, e Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero, desde 2012.

Diretora editorial da revista Sensos eletrónica (Sensos-e), uma revista multimédia, de 2012 a 2015.

Áreas de interesse académico e científico

  • ICT in Environmental Education
  • Environmental Education
  • Sexual education
  • Gender