Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Lopo, T. T. (2021). The political decision on Portugal’s entry into PISA: A research note. Policy Futures in Education, 19(6), 723–729. https://doi.org/10.1177/1478210320971537
  • Teodoro, A., & Lopo, T. T. (2021). The OECD again: Legitimization of a new vocationalism in the educational policies in Portugal (1979–1993). Paedagogica Historica. Disponível aqui.
  • Lopo, T. T. (2016). A constituição da esfera especializada das ciências da educação na democracia portuguesa. História da Educação, 20(50), 347-365. Disponível aqui.
  • Lopo, T. T. (2016). Apelo ao consenso e impossibilidades da retórica. Pro-Posições, 27(2), 203-220. Disponível aqui.
  • Lopo, T. T. (2016). Valores da educação e crenças no discurso pedagógico oficial de governos portugueses. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 17(1), 175-193. Disponível aqui.
  • Lopo, T. T. (2016). Entre dois regimes jurídicos, o que mudou no currículo da formação inicial de professores em Portugal? Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 24(7), 1-20. Disponível aqui.

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Nascimento, V., Cardoso, O., Lopo, T. T., Fernandes, J., & Mendo, G. (2018). Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança. Convergências – Revista de Investigação e Ensino das Artes, 21.

Livros

  • Rosa, V., Dantas, L., Lopo, T. T., Leal, M., & Almeida, E. (2021). AVAL: Avaliação pedagógica, resultados escolares e literacia de leitura. Edições Universitárias Lusófonas.
  • Bettencourt, P., Fernandes, P. A., Abrantes, C., Lopo, T. T., & Fernandes, J. (2010). Impacto da discriminação com base na deficiência nas mulheres. Instituto Nacional para a Reabilitação. Disponível aqui.
  • Fernandes, P. A., Santana, D., Lopo, T. T. … Gorjão, P. (2006). Competências críticas para a competitividade: Identificação e potencial transferibilidade. Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos.

Capítulos de livro

  • Carita, A., Lopo, T. T., & Teodoro, V. D. (2022). PISA in the media discourse: Prominence, tone, voices and meanings. In A. Teodoro (Ed.), Critical perspectives on PISA as a means of global governance (pp. 142-168). Routledge.
  • Lopo, T. T. (2020). Think tanks portugueses e a sua influência na decisão política sobre educação. In M. Gonzáles-Delgado, M. F. Lorenzo, & C. Machado-Trujillo (Eds.), Transferencia, transnacionalización y transformación de las politicas educativas, 1945-2018 (pp. 307-314). FahrenHouse.
  • Lopo, T. T. (2019). Interacionismo sociodiscursivo e possibilidades de análise do discurso pedagógico oficial: O caso do II Governo Constitucional português. In A. P. Costa, S. O. Sá, P. Castro, & D. N. Souza (Eds.), Investigação Qualitativa na Educação (pp. 887-896). Ludomedia.
  • Almeida, S., & Lopo, T.T. (2015). Parte II. Tendências da organização curricular da formação inicial de professores dos 1.o e 2.o ciclos do ensino básico. In D. Justino, M. Miguéns, M. C. Gregório, & S. Ferreira (Eds.), Formação inicial de professores (pp. 85-138). Conselho Nacional de Educação. Disponível aqui.
  • Lopo, T.T. (2014). Apelo ao consenso: O modelo de análise aplicado ao discurso pedagógico oficial do XIII Governo Constitucional. In M.G. Alves, & M.C.V. Silva, (Eds.), Investigação em educação: Pesquisas em desenvolvimento no programa doutoral em associação entre ISPA e UNL (pp. 153-165). Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento.
  • Lopo, T.T., & Almeida, S. (2013). Approaches to curriculum in Portugal: New or old directions? In J.C. Morgado, M.P. Alves, I. Viana, C. Ferreira, F. Seabra, N. Hattum-Janssen, & J.A. Pacheco (Eds.), Proceedings of the European conference on curriculum studies. Future directions: Uncertainty and possibility (pp.831-835). Institute of Education, University of Minho. Disponível aqui.

Comunicações em eventos internacionais

  • Lopo, T. T. (2022, 8 abril). PISA et “PISA pour le développement”: deux programmes, un même discours? Comunicação apresentada no Seminário L’évaluation PISA: questions, enjeux et débats internationaux. Universidade de Lille, Lille.
  • Lopo, T. T., & Rosa, V. (2021, 15-17 setembro). O PISA: Discursos e práticas dos diretores, coordenadores e alunos de escolas portuguesas. Comunicação apresentada no XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro e 3.º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa (online).
  • Teodoro, A., Lopo, T. T., Teodoro, V., Carita, A., & Estrela, E. (2021, 30 agosto – 2 setembro). A Success story? The PISA impacts on media discourse and public policies in Portugal (2000-2018). Comunicação apresentada no Invited Symposium What contribution can PISA 2025 make to improving science education? na ESERA Conference 2021 Fostering Scientific Citizenship in an Uncertain World (online).
  • Lopo, T. T. (2021, 2-3 setembro). The role of Portuguese think tanks in shaping education policy. Comunicação apresentada na ECER 2021 – Emerging Researchers’ Conference (online).
  • Rosa, V., Dantas, L., Lopo, T.T., Leal, M.C., & Almeida, E. (2021, julho). Reading literacy assessment in Portugal and Brazil: Analysis of PISA’s assessment frameworks and national curricula. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Literacias no Século XXI, Portalegre.
  • Lopo, T. T. (2021, julho). Deliberation on educational policies in the Portuguese parliament: The enhanced role of subcommittees and working groups. Comunicação apresentada na 6th Conference of the European Consortium of Political Research Standing Group on Parliaments.
  • Rosa, V., & Lopo, T. T. (2021, maio). The Portuguese participation in the international PISA survey: Discourses and practices of principals, coordinators and students. Comunicação apresentada na International Conference Sociology of Education in Southern Europe: A Step Forward (SESE Conference).
  • Lopo, T. T., & Rosa, V. (2021, fevereiro). PISA as Big Science. Comunicação apresentada no IV ISA Forum of Sociology, Challenges of the 21st Century: Democracy, Environment, Inequalities, Intersectionality.
  • Dantas, L., Rosa, V., Lopo, T.T., Leal, M. C., & Almeida, E. (2020, novembro). A literacia de leitura: Análise dos referenciais de avaliação do PISA e dos currículos nacionais de Portugal e do Brasil. Comunicação apresentada no 3rd WCCES- Symposium Teachers, Teaching Profession, and Comparative Education: Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom amidst Emerging Issues related to COVID-19
  • Estrela, E., Lopo, T. T., & Teodoro, A. (2019, junho). O movimento da evidence-based education policy e as políticas curriculares em Portugal. Comunicação apresentada no II Seminário Internacional CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas, Porto, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto,
  • Lopo, T. T. (2019, julho). Interacionismo sociodiscursivo e possibilidades de análise do discurso pedagógico oficial: O caso do II Governo Constitucional português. Comunicação apresentada no VIII CIAIQ – Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, ESEL – Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Lisboa.
  • Lopo, T.T. (2019, junho). Os estudos de avaliação comparada sobre a educação cívica e a sua influência na decisão sobre políticas educativas. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global, Lisboa, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Lopo, T.T. (2018, maio). Documentary research, oral history and discourse analysis: A methodological approach to the study of school objects. Comunicação apresentada no International Multidisciplinary Congress – Web of Knowledge: A look into the Past, embracing the Future, Évora, Universidade de Évora.
  • Lopo, T.T (2016, janeiro). Os relatórios internacionais, a investigação nacional e o novo regime jurídico da formação inicial de professores. Comunicação apresentada na I Conferência internacional SPCE- SEC A Educação Comparada para além dos números: Contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais, Lisboa, Centro Cultural de Belém e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Lopo, T.T (2015, fevereiro). Quo vadis, formação inicial de professores? Comunicação apresentada no I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
  • Lopo, T.T. (2014, dezembro). Ler, escrever e contar nos quatro bairros de Lisboa: A experiência descentralizadora de 1913-1918. Comunicação apresentada no Encontro Internacional Os Municípios na Modernização Educacional e Cultural, Lisboa, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
  • Lopo, T.T., & Almeida, S. (2013, outubro). Approaches to curriculum in Portugal: New or old directions? Comunicação apresentada na European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility, Braga, Universidade do Minho.
  • Lopo, T.T. (2013, maio). A lei de instrução do povo de Alexandre Herculano. Comunicação apresentada no Seminário Internacional História das Disciplinas Escolares, Lisboa, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Comunicações em eventos nacionais

  • Lopo, T. T. (2021, 29-31 março). A favor e contra: Uma genealogia da decisão política sobre a entrada de Portugal no PISA (1995-2001). Comunicação apresentada no XI Congresso Português de Sociologia – Identidades ao Rubro: Diferenças, Pertenças e Populismos num Mundo Efervescente.
  • Rosa, V., & Lopo, T. T. (2021, 29-31 março). Os discursos e as práticas dos diretores, coordenadores e alunos das escolas portuguesas no âmbito da participação no inquérito internacional PISA. Comunicação apresentada no XI Congresso Português de Sociologia – Identidades ao Rubro: Diferenças, Pertenças e Populismos num Mundo Efervescente..
  • Rosa, V., & Lopo, T. T. (2020, 10-12 setembro). PISA, Big Science e o trabalho científico sobre educação em Portugal. Comunicação apresentada no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação.
  • Lopo, T. T. (2020, setembro). Think tanks portugueses e a sua influência na decisão política sobre educação. Comunicação apresentada no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação, Porto.
  • Nacimento, V., Cardoso, O., Lopo, T.T., Fernandes, J., & Mendo, G. (2018, fevereiro). Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança. Comunicação apresentada no 6.o EIMAD – Encontro de Investigação em Música, Artes e Design, Castelo Branco, Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Outras publicações