Joseanne Aparecida Maramaldo Levi


Nota biográfica

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão, Maranhão. Brasil.

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes, Maranhão. Brasil. Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Orientadora: Profª Dra. Maria da Conceição Maggioni Poppe.

Especialista em Administração Escolar pela Faculdade Mario Schenberg, Maranhão. Brasil. Título: A FUNÇÃO DA ESCOLA NA INCLUSÃO DOS HOMOSSEXUAIS. Orientadora: Profª Dra. Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo.

Mestra em Ciências da Educação pela Escola Superior de Educação Almeida Garrett. Lisboa. Portugal. Título: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA FRENTE À DISCRIMINAÇÃO E À PROMOÇÃO DA IGUALDADE DOS ALUNOS HOMOSSEXUAIS. Orientadora: Profª Dra. Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo.

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Lisboa. Portugal.

Atuo como Docente no Ensino Superior na Universidade Estadual do Maranhão. São Luís. Maranhão. Brasil.

Áreas de interesse académico e científico

  • Ensino Superior
  • Futuros Professores
  • Gênero e Sexualidade

Projeto individual de doutoramento

Percepções sobre gênero e sexualidade na formação universitária de futuros professores
Título
José Brás
Orientador

Resumo

Para Muntarbhorn (2016), o primeiro especialista da ONU que busca promover a inclusão de todas as pessoas independente de sua orientação sexual na conferência mundial na Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex (ILGA), na Tailândia, afirma que existem muitos desafios relacionados ao estereótipo e que as pessoas querem ser o que já são, mas, para isso, precisam enfrentar a discriminação. Segundo dados do Relatório de Violência Homofóbica no Brasil (2013), encontramos 36,4% sofreram violência discriminação relacionada a sua orientação sexual, sendo em sua maioria 24,5% de gays e 8,6% de lésbicas entre jovens com 33% entre 18 e 24 anos e 21,2% 25 e 30 anos.

Este trabalho versa sobre as percepções dos futuros docentes matriculados no curso de Pedagogia de uma universidade pública na cidade de São Luís no estado do Maranhão, Brasil, sobre gênero e sexualidade. Objetiva-se entender como a universidade prepara o futuro professor para lidar com a diversidade concernente à essas questões. Os sujeitos envolvidos nesta pesquisa são alunos matriculados no primeiro, no quarto e no oitavo período da graduação. Para tanto, a natureza da metodologia utilizada foi mista através do questionário aplicado em sala de aula. Observou-se que as questões de gênero e sexualidade são percebidas pelos acadêmicos a partir dos preceitos da religião. Nota-se que ainda é um grande tabu na Universidade as abordagens e discussões que dizem respeito a este tema. Tal fenômeno aponta que é um desafio na formação docente frente a habilitação que o curso confere aos licenciados no Brasil.