Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona acreditado pela A3ES por 6 anos
O Mestrado em Ciências da Educação (MCE) da Universidade Lusófona (UL), Centro Universitário de Lisboa, recebeu da A3ES acreditação para mais 6 anos de funcionamento, período de acreditação máximo num ciclo avaliativo.
A apreciação global do mestrado recebeu da parte da Comissão de Autoavaliação Externa (CAE) uma nota bastante positiva, tendo caraterizado o corpo docente como “muito qualificado, experiente e estável, compondo-se de professores maioritariamente com dedicação a tempo inteiro à instituição”. Para além da qualidade do corpo docente foi também destacado a existência da diversidade de publicações dos professores, bem como a cooperação entre docentes da instituição e relações internacionais existentes.
O MCE, que integra a oferta formativa do Instituto de Educação da UL há mais de 20 anos, tem uma vasta experiência acumulada na qualidade de base desta formação contando, por isso, com uma grande adesão por parte de muita/os estudantes internacionais vindos de países como Brasil, Angola, Cabo-Verde e Guiné-Bissau.
O curso de MCE da UL é uma oportunidade de formação para todos aqueles que querem compreender os percursos educativos das pessoas e das comunidades e encontrar e construir respostas adequadas aos contextos atuais. A atual estrutura do curso oferece 2 áreas de especialização para além de uma formação generalista comum a todas elas: a) especialização em Políticas Públicas e Contextos Educativos e b) especialização em Formação de Adultos e Intervenção Comunitária.
Pretende-se que este mestrado, em ambas as especializações, possibilite o desenvolvimento de projetos em contexto académico e em contexto não académico. Este último no âmbito de projetos no campo da investigação-ação em estreita relação com a comunidade, aproveitando para isso os protocolos já estabelecidos no âmbito da Licenciatura em Ciências da Educação-Educação Social.
As candidaturas a este curso para o ano letivo 2023-24 estão abertas até 11 de outubro 2024.