Participação do projeto ReMASE no WCQR 7º (Algarve, 2023)

Participação do projeto ReMASE no WCQR 7º (Algarve, 2023)

Participação do projeto ReMASE no WCQR 7º (Algarve, 2023)

A 7º edição do WCQR – World Conference on Qualitative Research (2023) decorreu no Algarve entre os dias 25 e 27 de janeiro. Considerado um dos principais eventos científicos na área, acontece anualmente e visa reunir investigadores, académicos e profissionais, promovendo a partilha e discussão de conhecimentos, novas perspectivas, experiências e inovações no campo da Investigação Qualitativa.

A equipa do projeto ReMASE, coordenada pelo Professor João Filipe Matos e cocordenado pela Professora Elsa Estrela, promoveu um painel interventivo no WCQR 7º intitulado ‘Towards a pedagogical culture of teaching research methodologies in education: challenges, answers and ambitions’. O painel contou com as intervenções de João Filipe Matos, Elsa Estrela, Carla Galego, João Piedade e André Freitas e teve como objetivo revelar resultados do mapeamento teórico e empírico do projeto ReMASE em três partes: os desafios que motivaram este projeto; os resultados já alcançados; e as ambições para o futuro próximo.

Após apresentação dos membros da equipa à audiência, apresentou-se a contextualização teórica do projeto, as abordagens metodológicas implementadas e o trabalho teórico e empírico desenvolvidos. Depois desta primeira parte, seguiu-se um breve espaço para perguntas do público. A segunda parte do painel destinou-se à mostra da aplicação da proposta na realidade / exemplos práticos, onde foram evidenciados resultados preliminares do projeto, terminando com um rumo possível para a criação de um framework para o desenho de cursos de metodologias de investigação em educação.

O texto completo do painel pode ser encontrado aqui.

Mais informações sobre o projeto ReMASE podem ser encontradas aqui.

Tags: ,