Recensão Crítica de “Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance: Risks, Limitations and Humanistic Alternatives”
Foi publicada na revista Spirale – Revue de recherches en éducation, uma recensão crítica da obra Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance: Risks, Limitations and Humanistic Alternatives, editada por António Teodoro com a chancela da Routledge.
A recensão, da autoria de Daniel Bart, Professor Catedrático da Universidade de Lille e investigador do CIREL – Centre interuniversitaire de recherche en éducation de Lille, destaca como interesse maior da obra a abordagem crítica que é apresentada sobre o PISA (Programme for International Student Assessment) enquanto referência para as comparações escolares internacionais e a classificação dos sistemas educativos nacionais; interesse que o autor considera que se amplifica pelo enfoque no trabalho realizado no contexto de um grande projeto de investigação e nos seus resultados, e que questionou, justamente, o “sucesso” de Portugal nesse ranking internacional.
O referido projeto de investigação,– Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2018) – financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia e que decorreu entre setembro de 2018 e março de 2022, analisou todos os ciclos da participação de Portugal no PISA (e, secundariamente, de outros estudos internacionais em que o País participou), comparando os processos adotados na recolha dos dados. O problema central formulado de uma forma direta e a que o trabalho empírico procurou responder foi: quais foram as implicações implícitas e explícitas da participação de Portugal no PISA, ou, dito de outro modo, como diferentes atores nacionais (policy-makers, gestores escolares, professores e seus sindicatos, associativismo parental, media) se apropriaram do processo e incluíram os resultados dessa participação nos discursos, nas políticas públicas e nas práticas profissionais?
A recensão pode ser lida na íntegra aqui.