Seminário em Educação Inclusiva – Atitudes que Transformam (INSCRIÇÕES LOTADAS)

Seminário em Educação Inclusiva - Atitudes que Transformam

(INSCRIÇÕES LOTADAS)

Data

14 de setembro de 2018, das 16h00 às 19h00
15 de setembro de 2018, das 09h30 às 18h30

Local

Auditório Agostinho da Silva

Apresentação

O Seminário Internacional “Educação Inclusiva – Atitudes que transformam” pretende proporcionar espaço, tempo e conhecimento para abrir a discussão e reflexão sobre o posicionamento de cada um de nós acerca do que se tem feito e do muito que há a fazer no sentido de gerar atitudes transformadoras sobre o que se pensa e o que se faz em nome da Educação Inclusiva, no que à aprendizagem e interação dos alunos nas escolas diz respeito.

No momento em que a legislação nos vai apontar para novos/outros “olhares” sobre a aprendizagem e a interação nos contextos educativos, torna-se urgente um entendimento e uma reflexão sobre o que é necessário/o que vai mudar nas escolas, nos conceitos e nas práticas.

Programa

14 de setembro

16h00 – Receção aos Participantes/entrega da documentação
16h30 – Sessão de abertura
17h00 – Momento Cultural “Os Bombarte”
17h30 – Conferência com debate “Educação Inclusiva: construir o avião enquanto se voa” – David Rodrigues
19h00 – Convívio com exposição e venda de livros

15 de setembro

9h30 – Momento Cultural
10h00 – Mesa redonda com debate: “Educação Inclusiva: novos/ outros ‘olhares’ sobre a legislação enquadradora” – Teresa Leite, Joaquim Coloa, Filomena Pereira
11h00 – Pausa para café
11h30 – Mesa Redonda com debate: “O aluno no centro da aprendizagem: atitudes que transformam as práticas” – Mariana Fenta, Mara Brito, Ana Paula Silva
12h30 – Almoço
13h30 – Momento Cultural “Os Cantores da Cercitejo”
14h00 – Comunicações livres Espaço Posters
15h30 – Mesa redonda com debate: “A Inclusão no Ensino Superior: oportunidades e desafios” – Lília Aguarteiro, Carolina Ferreira
17h00 – Pausa para café
17h15 – Conferência com debate: “Os transtornos mentais e as neurociências: quais as possibilidades para o futuro?” – Gustavo Teixeira
18h30 – Finalização dos trabalhos e entrega dos certificados de participação

Call for Papers

Objetivo:

O espaço para submissão de trabalhos tem como objetivo fomentar a produção de pesquisas inéditas sobre as temáticas do seminário.

Nota: Privilegiar-se-ão os textos com componente empírica. Depois de completo o processo de seleção das comunicações, com base em critérios de qualidade do texto e da pesquisa, far-se-á uma edição em formato digital (ebook) e publicação no portal do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da ULHT.

Modalidade de apresentação:

  • Posters;
  • Comunicações de curta duração.

Resumo:

  • 2000 a 2500 carateres (contando os espaços), incluindo a área temática, o título da comunicação, o/s nome/s do/s autor/es e o/s respetivo/s email/s; versão igual ou superior ao Microsoft Word 2000 ou modo compatível com Word 97-2003.
  • Componentes problemáticas, relevância e pertinência do trabalho para a pesquisa e produção na área, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e três a cinco palavras-chave.

Estrutura final do texto:

1.ª página

  • Título, nome(s) do(s) autor(es), instituição(ões), resumo (em português e em inglês) e 3 a 5 palavras-chave
  • Páginas seguintes:
  • Introdução
  • Contextualização teórica
  • Contextualização metodológica
  • Apresentação, análise e discussão dos resultados
  • Considerações finais/Conclusões
  • Referências bibliográficas (utilização das normas APA).
  • Especificações:
  • Título: todas as letras maiúsculas e bold.
  • Dados da autoria: sobrenome/último apelido do autor, vírgula, primeiro nome, instituição e email. Se o trabalho tiver coautor, deverá ser adotado o mesmo procedimento, separando estes nomes com ponto e vírgula.
  • Tamanho: entre 35 000 e 40 000 carateres, incluindo espaços, título, autoria, notas de rodapé, referências bibliográficas e quadros, imagens, anexos e apêndices.

Regras para o texto final:

  • Formato de papel: A4
  • Margem superior e inferior com 2,5 cm
  • Margem Esquerda e Direita com 3,0 cm
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12
  • Espaçamento entre linhas: 1,5
  • Alinhamento: Justificado
  • Versão igual ou superior ao Microsoft Word 2000 ou modo compatível com Word 97-2003.

Envio do texto final:

  • Deverá ser associado ao resumo aprovado, incluindo autor/es, título e palavras-chave, até 30 agosto.

Datas importantes:

  • Envio de resumo: até 30 julho
  • Aceitação: até 15 agosto
  • Envio do texto final: até 30 de agosto

Notas importantes:

Informações da mensagem

  • Indicar que se trata da submissão de um Resumo, Texto Final ou Poster;
  • Indicar o título e último(s) nome(s) do(s) autor(es)

Cada participante poderá submeter, no máximo, dois resumos, seja como primeiro autor ou coautor, desde que em eixos diferentes.

Email para envio: secretariado.ceied@ulusofona.pt

Mais informações

https://www.ulusofona.pt/formacao-livre/educacao-inclusiva-atitudes-que-transformam

Tags: