Webinar: “Terminologias e conceitos: Estudos comparativos em contextos de plurilinguismo e interculturalidades”
Apresentação
- Manuela Guilherme, CES, Universidade de Coimbra (Comunicação/Educação Intercultural)
Comentários
- Cristiano Gianolla, CES, Universidade de Coimbra (Sociologia Política)
- Claudia Pato de Carvalho, CES, Universidade de Coimbra (Sociologia Cultural)
Data: dia 22 de Fevereiro de 2021, às 15.00-16.00 horas (WET)
Tópico: 3º Webinar SPCE-SEC
Hora: 22 Fev 2021 03:00 PM Lisboa
ID da reunião: 873 0265 1620
Senha de acesso: 555333
Apresentação
Nesta apresentação, tentarei muito brevemente levantar algumas questões que, na minha opinião, deveriam ser discutidas no desenrolar dos estudos comparativos em contextos de plurilinguismo e interculturalidade. A análise dessas questões passa pela discussão de terminologias, conceitos e metodologias. Por exemplo, quais as terminologias usadas no contexto social e político onde se desenrolam esses estudos comparativos e quais os conceitos que subjazem a essas terminologias, para além do entendimento sobre aquelas e estes nos públicos académicos que recepcionarão os resultados? Como poderão os estudantes e os próprios participantes na investigação usufruir desse trabalho em benefício próprio? Como poderão aqueles e estes proceder à ‘tradução intercultural’ dos dados e dos resultados? Será que estas questões podem ter soluções completas e definitivas? Ou podem apenas fundamentar análises críticas?
A criticidade constitui uma abordagem universal ou contextual? Como se liga à análise comparativa? Assim sendo, como definir o ‘diálogo intercultural crítico’ sobre a produção de conhecimentos e qual a sua relevância? Em que medida a globalidade e a localidade dos saberes devem estar entrelaçadas nos estudos comparativos? Quais os impactos, vantagens e inconvenientes da homogeneidade e da heterogeneidade do conhecimento? Devem tomar-se em consideração percepções alternativas do conceito de comparação?
Até que ponto a ausência deste debate promove a imposição de modelos predominantes, a injustiça cognitiva e epistemológica, a perda de recursos passíveis de serem explorados e ainda a investigação extractivista? Parece-me que é indispensável proceder-se à análise e discussão destas dimensões que se entrecruzam nos estudos comparativos mesmo em âmbito multi- e inter-disciplinar.
Programa
15:00 – 15:10 – Abertura e apresentação do webinar, Manuela Guilherme 15:10 – 15:40 – Comentários dos Investigadores Cristiano Gianolla e Claudia Pato de Carvalho
15:40 – 16:00 – Debate.
16:00 – Encerramento.
Bibliografia de referência
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