Skip to main content
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Óscar C. de Sousa

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Graduated in Applied Psychology by the Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA; LISBON, 1977), completed in 1986 the Advanced Studies in Psychology of Education, promoted by ISPA in collaboration with the Bristol University.

Did his Master’s Degree in Education Psychology at ISPA in 1992 and PhD in Psychology by the University Complutense of Madrid, Spain, in 1996, recognized by the Minho University, Portugal, in 1997.

Lecturer at Lusófona University – Lisbon University Center as an Invited Associative Professor, in the Courses of Graduation, Master’s and PhD in Sciences of the Education, director of Master’s degree Course in Education Sciences, member of the UID CeiED and integrated in the research group Inclusion, learning and socioeducative mediation.

Was the principal Investigator in two approved projects financed by FCT (SAPIENS POCT/CED 38433/2001 AND PTDC/CED/65691/2006).

Publicações Selecionadas Selected Publications

Artigos em revistas internacionais

Livros

  • Campelo, M. P. S., Sousa, O., Oliveira, S. M. & Oliveira, G. F.(2019). Sindrome de Burnout e Satisfação Laboral em professores do Juazeiro do Norte. Brasília: Inoveprimer. ISBN: 978-65-990602-0-5

Capítulos de livro

  • Dantas, L. A., & Sousa, O. C. (2010). Minha Filha Aprende a Falar: percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais. In A. J. Osório & M. Miranda-Pinto (Orgs), Infância no Digital (pp.55-66). Braga: ArcaComum.

Comunicações em eventos internacionais

  • Sousa, Ó.C. (2020) Modelos de aprendizagem. Participação como Conferencista convidado no XXVII Congresso Internacional Transdisciplinar para a Educação e o Empreendedorismo do Futuro organizado pelo IESLA e realizado on line de 24 a 27 de Novembro em Belo Horizonte, Brasil. https://edu.iesla.com.br/congresso-internacional-transdisciplinar-xxvii
  • Dantas, L., Estrela, E., Ricardo, M., Gonçalves, M., Sousa, O., Franco, D., Brás, J. & Koppe, B. (2020). How can new technologies and artificial intelligence collaborate With education? Knowledge and recommendations from EU students and teachers. ICERI2020 (13th Annual International Conference of Education, Research and Innovation). Sevilla, Spain, 9th-10th of November. Doi: 10.21125/iceri.2020.1812.
  • Dantas, L., Sousa, O., Gonçalves, M., Ricardo, M., Franco, D., Brás, J., Estrela, E. & Koppe, B. (2020). When technology meets pedagogy. An Erasmus+ Project proposal to Create an interdisciplinar higher education model. ICERI2020 (13th Annual International Conference of Education, Research and Innovation). Sevilla, Spain, 9th-10th of November. Doi: 10.21125/iceri.2020.1816
  • Santos, P. & Sousa, Ó. (2018). Desempenho escolar em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Comunicação apresentada no Seminário Internacional em Educação Inclusiva – Atitudes que Transformam (Lisboa, ULHT, 14-15 de setembro)
  • Sousa, O. de (2016). Ortografia da Língua Portuguesa. Dimensão da Irregularidade. Comunicação apresentada na Conferência Internacional “A Educação Comparada para além dos números (Contextos Locais, Realidades Nacionais e Processos Transnacionais) (Lisboa, CCB e ULHT, 25-27 Janeiro).
  • Paulino, I.F.C. & Sousa, Ó. C. de (2014). Escola e valores Ambientais. Que justificação? Que consequências? Um estudo de caso. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento no IPL, Leiria (13-15 de novembro)
  • Dantas, L. A., Sousa, Ó. (2013). Acquisition of simple and complex sentences in Portuguese language. Poster presentation. Child Language Seminar. University of Manchester, Manchester, UK.

Comunicações em eventos nacionais

  • Pascoal, M.M.N., Sousa, Ó.C, (2020). Os pais, a escola e a pandemia. Comunicação apresentada no 10.º Encontro de Investigadores do CeiED. “A ciência em tempos de turbulência: cidade, memória, educação (Lisboa, ULHT, 22, 23, 24 julho).
  • Francisco, I. e Sousa, Ó.C, (2020). Perceções das famílias sobre a educação para os valores, a cidadania e a inclusão na escola. Comunicação apresentada no 10.º Encontro de Investigadores do CeiED. “A ciência em tempos de turbulência: cidade, memória, educação (Lisboa, ULHT, 22, 23, 24 Julho).
  • Boavista, C. & Sousa, Ó. (2018). Novos paradigmas organizacionais. O diretor de turma: um vetor de mudança no puzzle da organização escolar. Comunicação apresentada no 8º Encontro de Investigadores com o tema “Investigação em Educação: Percursos e Processos Contemporâneos”, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, ULHT 6 e 7 de julho).
  • Gueidão, A. & Sousa, Ó. (2018). O PECS (Picture Exchange Communication System) e o processo de comunicação com Crianças do Espectro Autismo. Comunicação apresentada no 8º Encontro de Investigadores com o tema “Investigação em Educação: Percursos e Processos Contemporâneos”, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.(Lisboa, ULHT 6 e 7 de julho)
  • Sousa, O. (2016). Ortografia da Língua Portuguesa. Questões sobre irregularidade. Comunicação apresentada no Congresso “Língua e Cultura Portuguesas- Memória, Inovação e Diversidade” (Lisboa, ULHT, 18-19 de Novembro).
  • Sousa, O. (2016). Ortografia da Língua Portuguesa. Questões sobre irregularidade. Comunicação apresentada no 7º Encontro do CeiED “Lusofonia, da Dominação Colonial à Cooperação (Lisboa, ULHT, Julho).
  • Sousa, O. de (2016). Ortografia da Língua Portuguesa. Dimensão da Irregularidade. Comunicação apresentada na Conferência Internacional “A Educação Comparada para além dos números (Contextos Locais, Realidades Nacionais e Processos Transnacionais) (Lisboa, CCB e ULHT, 25-27 Janeiro).
  • Carmo, A. & Sousa, O. de (2015). Avaliação do encontro entre gerações na sala de aula. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social (Lisboa, ULHT, Julho).
  • Marcelino, L. & Sousa, O. De (2015). O sentido de número e os percursos de aprendizagem da Matemática: um estudo longitudinal de curto prazo. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social (Lisboa, ULHT, Julho).
  • Mota, A. I. & Sousa, O. de (2015). Comunicação com Crianças do Espectro Autismo no Ensino Regular. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social (Lisboa, ULHT, Julho).
  • Marcelino, L., Sousa, O. et al (2014). Aferição de uma bateria do sentido de número para a população portuguesa – Resultados preliminares. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho)
  • Dantas L & Sousa, O. (2014). A Aquisição da Sintaxe em Língua Portuguesa. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).
  • Barros, J. & Sousa, Ó. (2014). A conceção do Desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificado. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. Lisboa: ULHT (4 de julho).
  • Carmo, A. & Sousa, O. de (2014) Encontro entre gerações em sala de aula (p.603-638). Atas do XII congresso da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaços de Investigação – Reflexão e Ação Interdisciplinar. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. (11 a 13 de setembro).

Outras publicações

  • Carmo, A & Sousa, Ó. (2014). Encontro entre gerações em sala de aula. In Atas do XII Congresso da SPCE, Vila Real, UTAD, pp 603-638. ISBN: 978-989-704-188-4.