Skip to main content

Série Aprendizagem e Formação

Formação de professores para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais – contributos de investigação

Maria Odete Emygdio da Silva
Autor(es) / Editor(es)
2016
Ano de edição
978-989-757-028-5
ISBN

Sinopse – Este trabalho teve como objetivos: refletir sobre o contributo para a formação de professores, de investigação que orientámos nos Mestrados em Ciências da Educação, realizada no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil, em Ensino de Artes Visuais, que se processou no distrito de Lisboa, e em Educação Especial, que decorreu neste distrito, no de Setúbal e no de Portalegre; divulgar a investigação realizada.

Decorrendo no âmbito de estudo de caso, os estudos em Ciências da Educação (3) e em Ensino de Artes Visuais (4), analisaram atitudes, dificuldades e estratégias decorrentes da inclusão de pessoas com necessidades especiais. Como instrumentos, utilizaram pesquisa documental, notas de campo e entrevista semi-diretiva, que abrangeu um total de 47 sujeitos. Os resultados evidenciaram atitudes pouco facilitadoras da inclusão destas pessoas por parte dos agentes educativos e das entidades patronais, contrariamente à importância e satisfação que estes alunos, encarregados de educação e jovens inseridos no mercado de trabalho lhe atribuem; dificuldades de natureza conceptual no que diz respeito à inclusão, e de natureza operacional relativamente à sua operacionalização, por parte dos professores e dos formadores; estratégias pouco facilitadoras da interação entre todos os alunos da turma e da inclusão daqueles que têm mais dificuldades.

Os projetos de investigação-ação (7), realizados no âmbito do Mestrado em Educação Especial utilizaram como instrumentos, pesquisa documental, entrevista, observação naturalista, sociometria e notas de campo. As estratégias consistiram em apoio individual ao(s) aluno(s), na implementação de trabalho a pares e em grupo, no contexto das turmas, a partir de atividades programadas; na elaboração de registos de avaliação objetivos; na divulgação do trabalho realizado à escola, à família dos alunos e, nalguns casos, à comunidade. Concluiu-se que os alunos com necessidades educativas especiais, ao trabalharem em conjunto com os seus colegas da turma, de acordo com as suas possibilidades, tinham desenvolvido capacidades e, nalguns casos, tinham feito aprendizagens significativas; que a interação tinha sido benéfica para todos e não tinha prejudicado o cumprimento do programa; que a implicação dos encarregados de educação dos alunos com necessidades educativas especiais tinha sido fundamental para o processo; que há ainda um longo caminho a percorrer no que à inclusão destes alunos diz respeito.

O estudo de caso permitiu perceber como a inclusão dos alunos e dos jovens com necessidades especiais está a processar-se nos contextos em que as investigações decorreram, os projetos de investigação-ação confirmaram a importância deste processo para a formação dos professores.