Formação
Colégio Doutoral Ciência Cidadã
O Colégio Doutoral Ciência Cidadã – CeiED constitui-se como um fórum de discussão e capacitação que reúne estudantes dos Doutoramentos em Educação e Sociomuseologia, orientadores e investigadores, em torno de atividades conjuntas e interdisciplinares de apoio a trabalhos de investigação de Tese.
Trata-se de um espaço de co-criação de conhecimento científico, assente nos princípios da justiça social e cognitiva, que possa contribuir diretamente com o desenvolvimento das investigações conduzidas por seus membros e, indiretamente, com a consolidação de uma cultura científica colaborativa, inter/transdisciplinar, atenta aos desafios contemporâneos da sociedade e ao lugar da ciência nesse contexto.
A sua designação – Ciência Cidadã – reflete um dos elos de ligação entre os Doutoramentos do CeiED: Educação e Sociomuseologia, os quais, com seus objetivos e programas específicos, têm em comum a realização e defesa de uma ciência pública que articule a investigação com a intervenção na realidade social, económica, educativa e cultural.
Objetivos
- Estimular o trabalho interdisciplinar entre os Doutoramentos em defesa de uma ciência cidadã.
- Consolidar o diálogo interdisciplinar e a transposição das barreiras do pensamento disciplinar.
- Incentivar a cultura do debate científico, da partilha e da curiosidade intelectual.
- Criar condições para elevar a qualidade científica das Teses.
- Oferecer meios de capacitação para elevar a taxa de conclusão dos Doutoramentos
Consulte o Regulamento aqui.
Estrutura de Gestão
Diretor Científico
Diretora Executiva
Conselho Científico
- António Teodoro – Diretor do Doutoramento em Educação
- Rosa Serradas Duarte – Sub-diretora do Doutoramento em Educação
- Mário Moutinho – Diretor do Doutoramento em Museologia
- Lucimar Dantas – Diretora Executiva do CDCC EMU – CeiED
Comissão Coordenadora
- Lucimar Dantas – Diretora Executiva do CDCC – CeiED
- Carla Galego – Representante dos professores do Doutoramento em Educação
- Adel Igor Pausini – Representante dos professores do Doutoramento em Museologia
- Sónia Cardoso - Representante dos investigadores CeiED
- Ana Sofia Clemente Gonçalves – Representante dos doutorandos em Educação
- Henrique Godoy – Representante dos doutorandos em Museologia
Ano letivo 2023/2024
2ª Edição - Ciclo de Debates para Orientadores de Doutoramento – CeiED
22 fevereiro 2024
Plano de Atividades 2023/2024
9 novembro 2023
Oficina CeiED | Reflexão e Produção Académica
CeiED em articulação com a Direção do Doutoramento em Educação apresenta uma iniciativa de apoio aos doutorandos. Trata-se da Oficina CeiED | Reflexão e Produção Académica, que tem por objetivo apoiar os estudantes de Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona durante o desenvolvimento dos seus projetos de investigação. Pretende-se constituir, também, num espaço de combate ao isolamento académico durante o período de investigação.
É um espaço informal de trabalho colaborativo onde estudantes e docentes interagem em prol de um trabalho assente no debate e reflexão crítica em torno de uma problemática ou metodologia. Neste espaço, os doutorandos terão a oportunidade de colocar as suas devidas questões, preocupações e inquietações académicas, as quais receberão atenção individualizada e discussão partilhada em grupo.
Aqui os doutorandos terão contacto com as questões e dúvidas dos colegas. Como tal, todos contribuem com interesse e empenho na resolução dos problemas. A oficina dará igualmente suporte aos trabalhos dos seminários curriculares, bem como à produção do Relatório de Investigação.
Para além das dúvidas concretas dos doutorandos, quer em termos conceptuais, quer metodológicos e técnicos, este também será o espaço onde se poderá abordar questões gerais relacionadas com a cultura académica. Constitui-se assim, como um espaço de debate e de reflexão crítica com o objetivo de estimular a publicação através do apoio e divulgação de call for papers em revistas de referência, em conferências e congressos da especialidade.
Com esta oficina procura-se estimular a progressão intelectual do doutorando aplicando e ampliando as competências adquiridas durante o período curricular do curso de Doutoramento, de modo a saber:
- aplicar as competências aprendidas ao longo do programa do Doutoramento para projetar e produzir uma tese coerente e relevante;
- promover a iniciativa individual com vista à investigação.
Coordenação
Para se inscrever nas Oficinas CeiED clique aqui.
Flaubert Paiva
“Com o propósito de integrar mais os Doutorandos em Educação o CeiED/ULHT tem realizado sistemáticas Oficinas de Produção Científica. As atividades coordenadas pelas Professoras Doutoras Carla Galego e Lucimar Dantas articulam pesquisadores que estão a realizar trabalhos de tese entre Portugal, Brasil e os Palops. Nesta quinta-feira, 30.07.2020 foi realizada a atividade de fechamento do semestre, na ocasião, os doutorandos agradeceram o empenho das professoras e externaram o zelo pelo qual a equipe do CeiED e da Universidade Lusófona têm demonstrado diante dos seus avanços enquanto pesquisadores e cidadãos globais”.
Jacqueline Rodrigues
“A oficina ministrada pelas professoras doutoras Carla Galego e Lucimar Dantas, está sendo de grande importância na elaboração do meu projeto de investigação. Em cada oficina que participo sou estimulada pelas professoras a ler, a pesquisar e escrever e isso está refletindo diretamente na minha investigação”.
Dalmo Gouvia
“As oficinas CeiED Reflexão e Produção Acadêmica têm contribuído em excelência para elaboração de saberes essências do pesquisador, pois as discussões elencadas nos encontros abordam temas que dirimem dúvidas e contribuem para o lapidamento do desempenho no ato de pesquisar”.
Soraia Sá
“Participar nesta Oficina tem me acrescentado muitas orientações importantes tanto para o desenvolvimento do meu projeto de investigação como também para antecipar situações futuras que os colegas de doutoramento que já estão mais avançados em suas teses passam e compartilham, não podendo deixar de dizer que as discussões com temas relevantes e atuais que são colocadas na Oficina nos deixam mais atualizados e motivados”.
Beatriz Koppe
“Nos encontros da oficina, compartilhamos leituras e ouvimos ótimas dicas de produção acadêmica, mas também apresentamos nossas aflições e preocupações sobre a construção do projeto ou relatório de investigação, tornando o processo menos individualizado e solitário”.