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Série Aprendizagem e Formação

Manuais Escolares: mudanças nos discursos e nas práticas

José B. Duarte (Org.)
Autor(es) / Editor(es)
2011
Ano de edição
978-986-8512-02-4
ISBN

Sinopse – A equipa de investigadores do projeto Manuais escolares e atividades dos alunos partilha a constatação, na escola atual, de uma tendência transmissiva do professor e de uma correspondente passividade dos alunos. Ora em Portugal, desde 2001, as orientações curriculares propõem que os conteúdos de cada área sejam abordados com base em “situações e problemas”, tendo como finalidade o desenvolvimento de competências. Na perspetiva de uma pedagogia ativa e motivadora da curiosidade e tendo em conta a importância dos manuais de mediação entre os saberes e os alunos, temos vindo a trabalhar, desde há cinco anos, na investigação das atividades incluídas nos manuais escolares. Num desejo de alargamento do debate dessa problemática, surgiram os nossos colóquios de 19 de Junho de 2009 e de 10 e 11 de Setembro de 2010, do qual selecionámos algumas comunicações para a presente publicação.