Skip to main content

Desirée Nobre Salasar

Desirée Nobre Salasar é bolseira de investigação do projeto INOMPOR - O papel social da inovação nos museus portugueses, no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento – CeiED, na Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa.

É Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona e Doutoranda em Memória Social e Património Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (Brasil). É Mestre em Memória Social e Património Cultural (2020) pela Universidade Federal de Pelotas (Brasil).

É coordenadora do grupo de estudos pós-graduados Sociomuseologia e Acessibilidade Cultura da Cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural. Possui experiência profissional e académica na área das acessibilidades, nomeadamente na comunicação inclusiva para pessoas com deficiência em museus.

Sua investigação é um estudo de caso no monumento nacional Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Mosteiro da Batalha), cujo foco é a comunicação inclusiva na perspetiva do Desenho Universal. 

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Sociomuseologia
  • Acessibilidade Cultural
  • Acessibilidade em Museus

Projeto individual de doutoramento

O princípio de uso equitativo e o acesso comunicacional a diferentes públicos nos museus nacionais

Doutor Mário Nuno do Bento Antas, Orientador

Resumo

Esta investigação fundamenta-se no primeiro princípio do Desenho Universal, o uso equitativo, aplicado à comunicação inclusiva em museus, de forma a alcançar públicos universais. O objetivo geral é perceber quais elementos possibilitam a compreensão dos componentes textuais de uma exposição, por públicos diversos, ou seja, públicos não especialistas. A comunicação é parte fundamental e os museus nacionais procuram ser representativos da população, portanto torna-se necessário encontrar métodos comunicacionais que ampliem a fruição nestes espaços. A metodologia será exploratória e descritiva e contará com pesquisa bibliográfica, visitas técnicas e estudos de público. O corpus da investigação será composto por museus nacionais sob tutela da Direção Geral do Patrimônio Cultural. Como contribuição busca-se a equidade e a justiça social ao acesso aos conteúdos expostos, apontando reflexões e práticas que objetivem discutir os lugares de privilégio de construção de saberes, produção de memória e participação social dentro dos museus nacionais portugueses.