Skip to main content

Lucas Augusto Silva

Lucas Augusto Silva é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, SP, Brasil, tendo finalizado o curso no ano de 2013. Concluiu o Mestrado em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa em março de 2019, com a tese de título "Socialização política e acessibilidade digital: a experiência de estudantes brasileiros do Ensino Médio".

Foi co-organizador e professor do curso livre "O Brasil Contemporâneo e a Democracia: Problemas Políticos, Jurídicos e Culturais", realizado em janeiro de 2019 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, e que deu origem ao livro "O Brasil Contemporâneo e a Democracia" publicado em 2020 pela Editora Outro Modo.

É autor de dois livros de poesia: "Revelação", editado pela Recanto das Letras, lançado no Brasil e em Portugal em 2017, tendo sido também apresentado em Angola; e "Quarentenário & Desjejum", publicado no Brasil e em Portugal pela Editora Urutau em 2021.

Organizou a "Antologia Poética da Imigração Lusófona", publicada pela Editora Kotter no Brasil e em Portugal em 2021.

É membro do Coletivo Andorinha, grupo composto por brasileiras/os imigrantes que defendem a causa democrática a partir da produção de conteúdos e narrativas artístico-políticas acerca da atual situação do Brasil.

Tem experiência ainda em composição e produção musical em palco e estúdio, tendo atuado em diversos projetos na área.

Cursa o Doutoramento em Discursos: Cultura, História e Sociedade organizado em conjunto pelo Centro de Estudos Sociais (CES), a Faculdade de Letras (FLUC) e a Faculdade de Economia (FEUC) da Universidade de Coimbra.

Desde 2023, é bolseiro de investigação no projeto "Corpos geradores: da agressão à insurgência. Contributos para uma pedagogia decolonial" coordenado pelo Centro de Investigação em Educação e Desenvolvimento (CeiED) e pelo Departamento de Museologia da Universidade Lusófona.

Os seus atuais interesses de pesquisa versam sobre poesia contemporânea, identidade cultural e imigração lusófona em Portugal.