Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

António Bernardo Morais Pinto

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Investigador colaborador no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa. Doutor em Educação pela Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, mestre em Administração e Planificação da Educação pela Universidade Portucalense (Porto), Licenciado em Organização e Desenvolvimento Curricular pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Diplomado em Engenharia de Eletrotecnia e Máquinas pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Lecionou aproximadamente 36 anos no Ensino Secundário no 1º grupo (530) (Matemática) e no 2º grupo B (540) (Eletrotecnia-Eletrónica); lecionou diversas unidades curriculares tecnológicas no Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (Cenfim), desde 1990 a 1993, estando atualmente aposentado. Escreveu e editou vários artigos em revistas especializadas em investigação como autor e coautor, publicados em português e em inglês. Possui vários livros publicados na área da Eletrotecnia-Eletrónica do Ensino Secundário para os Cursos Tecnológicos e Cursos Profissionais.

Foi já várias vezes arguente a dissertações de apresentação para obtenção do grau de Mestre de candidatos pela Universidade Lusófona do Porto, pela Escola Superior de Educação (Instituto Politécnico do Porto) e pelo Instituto Superior Politécnico de Gaia.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Formação de Professores
  • Gestão de conflitos
  • Ensino Profissional

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Pinto, A., Silva, F. R. (2023). Origin and Trajectories of Secondary Vocational Education and Training in Portugal: The New Normality in the Context of the Coronavirus Disease Framed in a European Scenario. European Journal of Educational Management, 6(1), 46-58.  https://doi.org/10.12973/eujem.6.1.45
  • Pinto, A., & Silva, F. R. (2023). Supervisão pedagógica: uma caça às bruxas ou às boas práticas? Caribeña de Ciencias Sociales, 12(2), 803–817. https://doi.org/10.55905/rcssv12n2-021
  • Pinto, A., Silva, F., Delgado, P., & Diogo, F. (2020). Secondary vocational Education: political context and school practices of a discontinued teaching Offer. Education policy analysis archives, 28. https://doi.org/10.14507/epaa.28.4098
  • Pinto, A., Silva, F., Delgado, P., & Diogo, F. (2020). Cursos Profissionais do Ensino Secundário: processos, impactos e desafios.  Sensos-E, 7(1), 46–56. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3276
  • Pinto, A., & Delgado, P. (2014). O currículo por competências e o sucesso escolar no ensino profissional: uma relação por construir. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 14, 209-227. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2014.3405