Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cristiana Pizarro Madureira

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cristiana é Doutorada em Educação, Mestre em Sociologia da Educação e Políticas Educativas e Licenciada em Educação. Atualmente é professora Adjunta na Escola Superior Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria, onde coordena o Mestrado em Ciências da Educação: Educação e Desenvolvimento Comunitário. É investigadora integrada no Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”, da Universidade do Porto. Membro da direção da Intervenção – Associação de promoção e divulgação cultural.

Desde 2012, Cristiana tem realizado atividade docente em universidades nacionais e internacionais,incluindo Portugal, Moçambique e Espanha. Tem realizado consultorias em escolas de Portugal e Moçambique para promover a interculturalidade, a inclusão e a convivência pacífica. Tem também experiência como Mediadora Socioeducativa, tendo coordenando projetos e redes escolares para promover práticas educativas inclusivas e positivas.

Foi Diretora da Escola Superior de Educação Jean Piaget Nordeste, coordenadora pedagógica e investigadora do Centro Internacional de Ensino e Investigação Fernão de Magalhães e Co-criou e co-coordenou o Centro de Investigação Transdisciplinar em Ciências da Educação, no Instituto Superior de Ciências Educativas Douro.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Formação de professores
  • Educação Social/Pedagogia Social
  • Mediação Socioeducativa
  • Interculturalidade
  • Parentalidade Positiva
  • Avaliação Pedagógica
  • Inclusão

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Madureira, C., Viché, M., & Nerea, H. (2024). Pedagogía de la dignidad: caminos para uma sociedad convivencial. LULU.com.
  • Madureira, C. (2024). Avaliação Pedagógica, caminhos para a (trans)formação de modos de ensinar, aprender e avaliar. In C. Palmeirão, & J. M. Alves (Coords.). A Avaliação em interação: currículo, pedagogias e aprendizagens (pp. 39-49). Universidade Católica Portuguesa Editora.
  • Madureira, C. (2023). O lado oculto da escola: um estudo qualitativo sobre histórias de vida de professoras. V & V Editora.
  • Madureira, C. (2023). Laços entre nós: olhares em torno da educação cidadã no sentido do desenvolvimento humano solidário. In In J. Areias, J. Pereira & M. Lopes (Eds.), Associativismo e Animação sociocultural: reflexões e inquietações à volta da educação, autonomia, participação, voluntariado e cidadania, (pp. 39-45). Intervenção-Associação para a promoção e Divulgação Cultural
  • Madureira, C. (2022). "El ejercicio de la pedagogía del amor un proyecto de investigación-acción internacional en un centro de acojida em nampula". In tendências en innovación y tranferencia del conocimiento: de la universidad a la sociedad, 1151-1158. Dykinson, s. L.