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Esmeralda do Espírito Santo

Doutora em Educação (manuais escolares e aprendizagem) pela Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa.

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa.

Investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). Membro de equipa de investigação de projeto financiado pela FCT. Membro da Comissão científica de diversos eventos científicos. Foi membro de equipa de investigação de projetos financiados pela FCT e da Rede Ibero Americana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE). Orientadora de Mestrados e de Doutoramento.

Atividade docente no Ensino Básico e Secundário, da área curricular de Português e de PLNM – Português Língua Não Materna. Formadora creditada em Formação de Professores. Autora e co-autora de projetos nacionais e internacionais de e.Twinning.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Investigação;
  • Manuais escolares – Desmaterialização e processo de ensino-aprendizagem;
  • Didática do ensino do Português
  • Docência: LPNM;
  • Ensino de adultos;
  • Recursos educativos digitais (RED)

Publicações Selecionadas Selected Publications

Artigos em revistas internacionais

  • Gonçalves, M.N.; Fonseca, M., & Santo, E. (2021). “O manual escolar e a sua centralidade educativa”. In Reis, T. (Org) Livro de Resumos da Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: instituições, saberes pedagógicos e práticas escolares (p.125). Porto: Editora Cravo. ISBN 978-989-9037-07-6
  • Santo, E.M.; Franco, D. (2016). The challenge of learning in the digital age. An analysis of the DER (School textbook, Portuguese Language, 12th year). Em: TICs & EaD em Foco – Vol.2.2 (2016). (língua de publicação:Inglês). Disponível aqui. ISSN: ISSN 2447-5726.

Livros

  • Duarte, J.; Franco, D.; Santo, E.M.;.(Orgs). (2015). Manuais Escolares e Recursos Educativos Digitais. Aprendizagem e Gestão Educacional. ebook. 5º Encontro de Investigadores. 2014, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa Edição (no prelo)
  • Santo, E.M. (2014). O manual escolar e a curiosidade pelo Saber. Estratégias pedagógicas em manuais e Português (7º/ 10º anos). Tese de Doutoramento em Educação. Orientador-Professor Doutor José B. Duarte, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.

Comunicações em eventos internacionais

  • Gonçalves, M.N.; Fonseca, M., & Santo, E. (2021). O manual escolar e a sua centralidade educativa. Comunicação apresentada na Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: instituições, saberes pedagógicos e práticas escolares (Porto, 8 a 11 de março, 2021).
  • Santo, E.; Duarte, J.D. (2019). “A disciplina como emanação do trabalho organizado na sala de aula. Os professores como força de mudança”. Congresso Internacional Profissionalidade docente. Desafios na Formação de professores. From Tradition to Innovation
    in Teacher Trainning Institutions. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa: 23 e 24 de setembro de 2019
  • Santo, E.M.; Franco, D. (2016). Boas práticas: Rentabilizar a utilização de RED, em sala de aula. Congresso Internacional_TIC@EDUCA’16.MONTE DA CAPARICA. Iniciativa EDUCOM. Almada-Monte da Caparica: Universidade Nova de Lisboa (1 de julho 2016).
  • Santo, E.M.; Franco, D. (2016). Manuais digitais e Metas curriculares: A integração de RED como estratégia(s) de aprendizagem. 7º Colóquio Internacional Manuais Escolares e Atividades dos Alunos Manuais escolares e recursos digitais: práticas para uma nova escola. Lisboa-Campo Grande: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (15 de julho de 2016).
  • Santo, E.M.; Franco, D. (2015). Zoom aos red em Manual Multimédia para uma pedagogia multimédia. Jornadas LCD: Avaliaçãio Formativa em contextos digitais no ensino superior. Aveiro, 26 outubro 2015.
  • Santo, E.M.; Franco; D. (2014). O desafio do audiovisual. Uma estratégia de utilização de RED/ DLR para lá do contexto da sala de aula. 6º Colóquio Internacional Manuais Escolares e Recursos Educativos. Recursos educativos digitais, aprendizagem e gestão educacional, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa (20-21.junho.2014);
  • Santo, E.M.; Franco, D. (2014). O desafio da aprendizagem na era digital. Uma avaliação de RED (Manual de português/ 12º ano). Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (3 de abril);
  • Santo, E.M.; Franco, D. (2014). The challenge of learning in the digital age. An analysis of the DER (School textbook, Portuguese Language, 12th year). International Congress on Education, Innovation and Learning Technologies, em Barcelona ICEILT-23, 25 julho; Barcelona.

Comunicações em eventos nacionais

  • Santo, E.; Duarte, J.D. (2019). “Dar as aulas” ou acompanhar jovens na procura do conhecimento? Um modelo triádico. Revista Lusófona Educação (RLE). (para publicação)
  • Santo, E.M.; Franco, D. (2016). O Portefólio digital: Conceção e utilização na avaliação das aprendizagens.7º Encontro de Investigadores. Lisboa-Campo Grande:CeiED_ULHT (8 de julho, 2016).
  • Santo, E.M.; Franco, D. (2016). Português: Desafios com fios de ciência na construção da comunicação. Congresso de Língua e Cultura Portuguesas. Lisboa-Campo Grande: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (18 e 19 de novembro, 2016).
  • Santo, E. M; Franco, D. (2014). A Literacia digital: Meio de aprendizagem ou objeto de estudo? A Webquest como estratégia de construção de saberes. 5º Encontro de Investigadores, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa (4 julho);
  • Santo, E. M.; Franco, D. (2014). Utopia ou realidade? O manual e a construção do sucesso: Que processo(s) dialógico(s) para uma maior justiça cognitiva? 5º Encontro de Investigadores, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa (4 julho);
  • Santo, E. M.; Franco, D. (2014). A educação ambiental e as TIC: Conceção e criação de um clube numa rede social – o Facebook. In Atas digitais do III Congresso Internacional das TIC na Educação, III. 721-729. Lisboa: Instituto de Educação;
  • Santo, E.M.; Franco, D. (2013). Novos e velhos desafios de aprendizagem com o manual. Uma avaliação de RED com o manual multimédia. Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior. Aveiro (26 de outubro) (no prelo); Disponível aqui.
  • – Santo, E. M; Franco, D. (2013). Os recursos digitais em manuais de língua materna: o contributo dos RED em contexto de aula. (Projeto-pesquisa em escola pública: 2012/ 2013);
  • Santo, E. M.; Franco, D. (2013). Os Recursos Educativos Digitais (R.E.D.) e o Manual de Português (12º Ano). Contributo dos RED em contexto de aula. In: Santo, E. M. (2012). 5º Colóquio Internacional sobre Manuais Escolares. Manuais Escolares, E-Manuais e Investigação em Didática. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. (29 e 30 de junho de 2012);
  • Santo, E. M. (2013). Uma reflexão para a compreensão de ‘situações problemáticas’ em atividades de manuais de Português (7º/ 10ºano). In: CeiEF4º Encontro de Investigadores. 2013, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa (19 de julho de 2013);
  • Santo, E. M (2012). O Manual como instrumento de trabalho. Verdade ou consequência? Ação mediada por alunos e professores (Linha temática: Manual como instrumento de trabalho.). In: Santo, E. M. (2012). 4º Colóquio Internacional sobre Manuais Escolares. Manuais e contextos sociais. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa (29-30 junho de 2012);
  • Santo, E. M. (2012). Manuais escolares – Dos critérios de seleção à ação pedagógica (Linha temática: Seleção e avaliação de manuais.). In: Santo, E. M. (2012). 4º Colóquio Internacional sobre Manuais Escolares. Manuais e contextos sociais. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. (29 e 30 de junho de 2012);
  • Santo, E.M. (2012). O que pensam alunos e professores dos manuais de língua materna que utilizam? (Projeto-pesquisa em escola pública: 2011/ 2012);
  • Santo, E. M. (2012). O Manual escolar e a curiosidade pelo saber. A observação em sala de aula e a educação problematizadora na construção de saberes do aluno de língua materna. In: CeiEF – 3º Encontro de Investigadores. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa (19 de julho de 2012);

Outras publicações

  • Santo, E.M. (2014). O manual escolar e a curiosidade pelo Saber. Estratégias pedagógicas em manuais e Português (7º/ 10º anos). Tese de Doutoramento em Educação. Orientador-Professor Doutor José B. Duarte, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.