Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Maria Margarida Dias Costa

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Maria Margarida Dias Costa obteve a 7 de dezembro de 2018, o grau de Doutor na Especialidade de Educação (área de estudo das Ciências da Educação), na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT, Lisboa). Concluiu o Curso de Mestrado em Ciências da Educação (ULHT, Lisboa, em 2006), o Curso de Pós-Graduação e Formação Especializada em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (ULHT, Lisboa, em 2002), o Curso de Estudos Superiores Especializados em Organização e Administração Escolar (Escola Superior de Educação de Leiria, em 1999) e o Curso do Magistério Primário (Escola do Magistério Primário de Leiria, em 1987). Fez ainda a parte curricular (1.º ano) do Curso de 2.º Ciclo (Mestrado) em Educação Especial (ULHT, Lisboa, em 2009) e o 6.éme. année de l´Alliance Française (Leiria, em 1988).

Fez comunicações em Conferências, Colóquios, Seminários e Encontros de Investigadores. Publicou alguns artigos resultantes dessas comunicações em atas e capítulos de livros, sendo coautora de um livro. Participou como moderadora em Seminários e Colóquios. Tem sido membro da Comissão Organizadora dos vários Seminários de Educação Inclusiva, realizados na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

O seu percurso profissional tem estado intimamente ligado ao ensino. É Docente de Educação Especial. Pertence ao grupo de recrutamento 910 do Agrupamento de Escolas de Cister, no concelho de Alcobaça.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Educação Inclusiva
  • Educação Especial
  • Formação de professores
  • Práticas dos Docentes de Educação Especial
  • Investigação-ação

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Sanches, I., Costa, M., Mota, A., & Santos, Á. (2012). Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas (1ª ed.). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Costa, M. M. C. (2018). Ser Docente de Educação Especial: um ideal a comprir e um desafio a Vencer [Tese de Doutoramento em Educação, Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa]. Repositório Científico Lusófona. https://recil.ensinolusofona.pt/handle/10437/9393
  • Costa, M. Sanches, I. (2018). A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: questionando as práticas dos Docentes de Educação Especial. In J. Pinhal, C. Cavaco, M. J. Cardona, F. A. Costa, J. Marques, & A. R. Faria (Orgs.), Atas do XXIV Colóquio da AFIRSE – A escola: dinâmicas e atores (pp. 549 – 559). AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8272-31-7.
  • Costa, M. (2012). Adequações curriculares para um aluno considerado com Necessidades Educativas Especiais numa turma de 1.º Ciclo. In I. Sanches, M. Costa, A. Mota, & A. Santos (Coords.), Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas (pp. 98–118). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Costa, M. Sanches, I. (2006). Desafios da Educação Inclusiva: Um estudo sobre representações e expectativas dos professores do ensino regular face aos professores de apoio educativo [Dissertação de mestrado, Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa]. Repositório Científico Lusófona.