Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Teresa de Jesus Portelinha Almeida Patatas

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Doutorada e pós-doutorada em Educação em Educação pela Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa na área do Ensino Superior em Angola. Licenciada em Serviço Social pela Universidade Católica de Lisboa. Bacharel em Teologia. Tem como campo de investigação preferencial o sistema educativo angolano cultura angolana e biblioteconomia.

Nasceu em Angola. Estudou em Portugal. Tem dupla nacionalidade: angolana e portuguesa. Desde 2012 é professora na Escola Superior Politécnica do Namibe, Angola. Nessa instituição é formadora de variados cursos. Foi Chefe da Base de Dados (2012-2015) e desde 2014 é Chefe da Biblioteca.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Educação
  • Ensino Superior em Angola
  • Alfabetização
  • Ensino Especial em Angola
  • Expectativas e perceções dos estudantes
  • Insucesso e abandono escolar
  • Países pós-conflito
  • Património linguístico e cultural angolano
  • Biblioteconomia

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Patatas, T. A. & Teodoro, A. (2022). Teaching national languages as an instrument of inclusion and unity in Angola. In N. T. Assié-Lumumba, M. Cross, K. Bedi, & S. Ekanayake (Eds.), Comparative Education for Global Citizenship, Peace and Shared Living through uBuntu (pp. 153-168). Brill. https://brill.com/display/title/62967
  • Patatas, T. A. , & Veremu, G. (2021). O contributo do ensino superior para o desenvolvimento na África subsariana: casos de Angola e Moçambique. Revista Desenvolvimento Social, 27(2), 130-147. https://doi.org/10.46551/issn2179-6807v27n2p130-147
  • Patatas, T. A., & Quintas, J. (2019). Em Angola o ensino bilíngue pode contribuir para a educação e manutenção da paz nacional [Reflexões sobre e de Angola: inscrevendo saberes e pensamentos]. Revista Transversos, 15, 14-30. https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42031
  • Patatas, T. A. (2019). Perceção Estudantil sobre o Insucesso Académico em Países de Língua Oficial Portuguesa: Caso de Angola e Moçambique. Revista FORGES - Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 6(1), 31-49. https://edicoes.aforges.org/index.php/revista/issue/view/1/1
  • Patatas, T., & Sanches, I. (2017). Desafios da Educação Especial Infantil em Angola. Revista Lusófona de Educação, 38, 63-79. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6260