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André Robert

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André D. Robert é um educador, professor emérito de ciências educacionais na Universidade Francesa de Lyon-II. Ele é especialista em políticas educacionais, sindicalismo de professores e identidade profissional docente. Desde 2003, André Robert é professor convidado na Universidade Lusófona e tem colaborado com diferentes universidades brasileiras (USP, Uninove, UFOP).

Membro do Comité Científico da REDE ASTE. Em 2017, foi eleito professor convidado na Tunísia (Colóquios de Jovens Pesquisadores de Hammamet). Presidente da HIMASE (História dos Militantes Associativos e Sindicais do Ensino) desde de 2023. Coordenador da investigação financiada pelo CNRS (RTP Educação) "Paradigmas científicos e políticas de democratização escolar".

André Robert é Doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade de Paris-Descartes desde 1989. Durante 1991 e 1998, foi professor em diferentes universidades francesas (UPEC Créteil, Rennes 2) e em 1998 tornou-se professor titular na Universidade de Lyon-II, fundando e dirigindo a Unidade de Investigação ECP (Educação, Culturas, Políticas, Lyon 2, UJM, ENS) em 2010. Diretor do Colégio Doutoral da EPIC Lyon 2, Lyon 1, Lyon 3 (Educação, Psicologia, Comunicação, 2007-2016).

Entre 2011 e 2015, foi eleito presidente do CNU 70 (Conseil National des Universités, Educational Sciences ) e Coordenador de um projeto ANR (financiado pela Agence Nationale de la Recherche), com a colaboração de investigadores do Quebec (co-direção com Alain Kerlan).

Em 2015, obteve o status de "Professor da Classe Excepcional". Diretor de uma "Estrutura Federativa de Pesquisa em Educação" a nível regional (Auvergne-Rhône-Alpes, 2015-2017).

Membro internacional de projetos financiados pela FCT (por exemplo, projeto INOVAR liderado por Joaquim Pintassilgo, Universidade de Lisboa, 2016-2019).

Editor-chefe da Revue Française de Pédagogie (principal revista francesa em Ciências da Educação), entre 1999 e 2003. Líder de três grupos de trabalho internacionais sucessivos na ISCHE (Conferência Internacional Permanente de História da Educação), participando anualmente na conferência (2002-2021).

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Sociologia da Educação
  • Sindicalismo dos Professores
  • Identidades dos Professores
  • Políticas Públicas de Educação
  • Forma Escolar
  • Epistemologia

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Robert, A. (2023). Educational sciences in France. History and current events. Studi Sulla Formazione/Open Journal of Education, 26(2), 101–106. https://doi.org/10.36253/ssf-14980
  • Robert, A. (2022). Conquête et défense du principe de laïcité en France (XIXe - début XXIe siècle). Revista Eletrônica de Educação, 16. https://doi.org/10.14244/198271995466.
  • Robert, André D. (2010). L’École en France de 1945 à nos jours. Grenoble, Presses universitaires de Grenoble. ISBN-10 : 2706116064; ISBN-13 : 978-2706116063
  • Robert, A., & Tyssens, J. (2008). Introduction: Mapping teachers' strikes: A "professionalist" approach. Paedagogica Historica, 44, 501-516. https://doi.org/10.1080/00309230802351867
  • Robert, A. (2006) Une culture ‘contre’ l’autre: les idées de l’éducation nouvelle solubles dans l’institution scolaire d’Etat? Autour de la démocratisation de l’accès au savoir. Paedagogica Historica, 42, 249-261. https://doi.org/10.1080/00309230600552161