Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Carlos Alberto Torres

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Carlos Alberto Torres, Professor Distinto e ex-Diretor do Centro Latino-Americano da UCLA, é um sociólogo político da educação. Formou-se em Sociologia em Buenos Aires, Argentina (Bacharelado com honras e credencial de ensino em Sociologia, Universidad del Salvador), realizou o Mestrado em Ciência Política no México, pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), e o Mestrado e Doutoramento em Educação para o Desenvolvimento Internacional, nos Estados Unidos, na Universidade Stanford. Os seus estudos pós-doutorais em fundamentos educacionais foram realizados na Universidade de Alberta, Edmonton, Canadá (1986-1988), e obteve uma Bolsa pós-doutoramento Spencer na UCLA, Los Angeles, EUA (1990-1992). O Dr Torres é também o Diretor Fundador do Instituto Paulo Freire em São Paulo, Brasil, com Paulo Freire (1992); Buenos Aires, Argentina (2003); e UCLA (2002).

O Dr. Torres tem sido Professor Convidado em universidades na América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e África. Recebeu três bolsas Fulbright. Ele é o titular inaugural da Cátedra UNESCO UCLA sobre Aprendizagem Global e Educação para a Cidadania Global, Departamento de Educação, UCLA (2016-2024; 2024-2028), ex-Presidente da Sociedade de Educação Comparada e Internacional (CIES) 1997; ex-Presidente do Conselho Mundial de Sociedades de Educação Comparada (WCCES), 2013-2016. 

Em 25 de outubro de 2016, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal. Foi indicado para o Prêmio Internacional Brock em Educação (veja http://brockprize.org/nominees2018). Recebeu o Prémio de Liderança em Pesquisa ANAHEI- Associação de Ensino Superior Internacional da América do Norte - Questões Globais, 2018. Foi eleito Membro Honorário da CIES (investido em São Francisco, na Reunião Anual da CIES de 2019).

Membro do Comité de Relações Internacionais da Associação Americana de Pesquisa Educacional (AERA) 2018-2021, e Professor Titular da Universidade Nacional Chiao Tung, em Hsinchu, Taiwan, (2016-2020). Equipa de Especialistas, Fundação Misk (Arábia Saudita); Membro do Conselho Consultivo, Site Online de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Routledge, Taylor & Francis. Membro do Comité Internacional, Senado Académico da UCLA.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Sociologia Política da Educação
  • Educação para a Cidadania Global
  • Filosofia Política da Educação
  • Educação Internacional e Comparada

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Torres, C. A., Misiaszek, L.I., & R. Arnove (2022). Comparative Education: The Dialectics of the Global and the Local (5th edition). Rowman and Littlefield.
  • Misiaszek, L.I., Arnove, R.F., & Torres, C. A. (2023). Emergent Trends in Comparative Education: The Dialectics of the Global and the Local. Rowman and Littlefield.
  • Torres, C. A., (2017). Theoretical and Empirical Foundations of Critical Global Citizenship Education. Routledge/Taylor and Francis. 
  • Tarozzi, M., & and Torres, C. A. (2016). Global Citizenship Education and the Crisis of Multiculturalism: Comparative Perspectives. London & Oxford, Bloomsbury Publishing.
  • Torres, C. A., (2014). First Freire: Early Writings in Social Justice Education (Multicultural Education Series). New York, Teachers College Press. This book received the American Association for Adult and Continuing Education (AAACE) Cyril O. Houle Award for Outstanding Literature in Adult Education in 2015.