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Célio da Cunha

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Licenciado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1968), mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1980) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Realizou pós-doutoramento na Universidade Lusófona - Lisboa. 

Atualmente é Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília - área de concentração: políticas públicas de educação e história das ideias pedagógicas. Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (aposentado), membro do Conselho Editorial das revistas Linhas Críticas (UnB), Ensaio(Fundação Cesgranrio), Política e Administração da Educação(Anpae) e Integração e Conhecimento do NEIES-Mercosul. Atuou como coordenador editorial e assessor especial da UNESCO no Brasil na área de educação por vários anos.

Tem livros e artigos publicados e experiência em políticas públicas de educação. Foi analista de ciência e tecnologia e Superintendente da área de Ciências Humanas e Sociais do CNPq e Diretor e Secretário Adjunto de Política Educacional do MEC. No início da carreira, dirigiu o Departamento de Ensino e Pesquisa da UFMT.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Pedagogia
  • Políticas Públicas de Educação
  • História das ideias pedagógicas
  • Educação Comparada
  • Pensamento Pedagógico

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Wathier, V., & Cunha, C. (2022). New Secondary Education: full-time schools policy analysis. Educação & Realidade, 47. https://doi.org/10.1590/2175-6236119386vs02
  • Cunha, Célio da (2024). Pensadores y pensamiento universitario latinoamericano y caribeño. Darcy, O Semeador (1922-1997). Integración Y Conocimiento, 13(1), 229–233. https://doi.org/10.61203/2347-0658.v13.n1.44226
  • Otero, R., & Cunha, C. da (2023). A Unesco e a pandemia: coalizão global e a importância de um novo contrato social. In An. L. Astiz  (Ed.). A educação não parou: aprendizagens e reflexões que permitiram às escolas enfrentar as limitações impostas pela pandemia de COVID-19 (pp. 23-33). Fundação Santillana. Moderna. https://www.fundacaosantillana.org.br/publicacao/a-educacao-nao-parou/
  • Pereira, T. A., & Cunha, C. da (2022). Ciencia, tecnología, desarrollo y posgraduación en Biotecnología. Integración Y Conocimiento, 11(1), 109–127. https://doi.org/10.61203/2347-0658.v11.n1.36529
  • Cunha, C. da; Damasco, D., & Vasconcelos, N. A.F. (2021). The education system of Brazil: historical context and challenges to federative equity. In S. Journitz. & M. P. Amaral (Eds.). The education systems of the Americas (pp. 241-264). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-41651-5_25