Emilio Lucio-Villegas
Emilio Lucio-Villegas é doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Sevilha. Desde 1988, é professor na mesma universidade, onde leciona disciplinas relacionadas com a Educação de adultos.
Foi diretor da Cátedra Paulo Freire na Universidade de Sevilha (2009-2013). Entre os diversos prémios recebidos, destaca-se o Phyllis M. Cunningham Award for Social Justice, concedido pela Adult Education Research Conference em Sacramento (CA, Estados Unidos) em 2010.
Participou em várias investigações tanto a nível nacional como internacional. Foi membro do Comité de Direção da “Sociedade Europeia de Pesquisa em Educação de Adultos” entre 2008 e 2019. Entre 2001 e 2008, dirigiu o Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário, um título próprio da Universidade de Sevilha.
É autor de artigos em revistas, capítulos de livros e livros publicados em espanhol, catalão, português e inglês. As suas publicações estão principalmente relacionadas com o campo da educação de adultos, destacando-se o livro Educação de Adultos em Comunidades publicado pela Sense Publishers em 2015.
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Alfabetização de adultos
- Investigação Participativa
- Cidadania
- Educação para a Democracia
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Lucio-Villegas, E. (2022). Now and Forever: Creating Knowledge to Honor People. Qualitative Inquiry, 28(6), 703-712. https://doi.org/10.1177/10778004211072544
- Lucio-Villegas, E. (2019). Aprendiendo Democracia. Reflexiones sobre la participación y la ciudadanía. Utopía y Praxis Latinoamericana, 24(87), 113-126.
- Lucio-Villegas, E. (2020). Down to the River. People’s memories and Adult Education. In B. Grummel, & F. Finnegan (Eds.), Doing Critical and Creative Research in Adult Education (pp. 25-35). Brill. https://doi.org/10.1163/9789004420755_003.
- Lucio-Villegas, E. (2022). Los síntomas mórbidos del desarrollo. Un estudio de casos. Revista Lusófona de Educaçao, 55, 11-25. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8431
- Lucio-Villegas, E. (2023). The way we were. The legacy of the twentieth century to reflect on literacies in the twenty-first century. European Journal of Language Policy, 15(2), 153-166. https://www.muse.jhu.edu/article/909523.