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Vanessa Russo

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Vanessa Russo tem um doutoramento em Psicologia pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2023) e um mestrado em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (2011). No seu doutoramento, a sua investigação centrou-se na importância da qualidade dos ambientes informais de educação infantil (Playgroups) e os seus impactos nas crianças e famílias. Colaborou no projeto piloto "Playgroups for Inclusion/Grupos Aprender Brincar Crescer", bem como em outros projetos de investigação e projetos de ação social e comunitária.

A Vanessa realiza consultas de psicologia clínica a crianças, adolescentes e jovens adultos (individual e em grupo), com foco em crianças e jovens em situação de risco. Também realiza aconselhamento parental e orientação vocacional.

Mais recentemente, desenvolveu interesse no campo da Comunicação de Ciência. Atualmente, trabalha no CeiED - Universidade Lusófona como gestora de comunicação de Ciência.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Psicologia da educação
  • Psicologia social
  • Educação e cuidados para a primeira infância
  • Qualidade dos serviços de educação e cuidado para a primeira infância
  • Playgroups

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Russo, V., Barata, M. C., Alexandre, J., Leitão, C. & de Sousa, B. (2022) Development and Validation of a Measure of Quality in Playgroups: Playgroups Environment Rating Scale. Frontiers in Education, 7. https://doi.org/10.3389/feduc.2022.876367
  • Alexandre, J., Russo, V., Castro, C. Fazenda, D., & Barata, M.C. (2021). The powerful combination of group interviews and drawings: how to give children a voice in the understanding of well-being. In T. Fattore, S. Fegter, & C. Hunner-Kreisel (Eds.). Understanding Children’s Concepts of Well-being - Challenges in International Comparative Qualitative Research (pp. 115-135). https://doi.org/10.1007/978-3-030-67167-9
  • Russo, V., Pereira, A. I. & Barros, L. (2016). Atribuições parentais em relação à ansiedade dos filhos: Estudo exploratório com pais de crianças ansiosas. Revista Portuguesa de Psicologia, 45, 3-19.
  • Pereira, A. I., Barros, L., Goes, R., Marques, T., Russo, V., & Muris, P. (2014). Agreement and discrepancy between mother and child in the evaluation of anxiety symptoms and anxiety life interference. European Child & Adolescent Psychiatry, 4, 327-337. https://doi.org/10.1007/s00787-014-0583-2
  • Marques, T., Pereira, A. I., Pedro, M., Russo, V., Goes, A., & Barros, L. (2014). Preliminary analysis of the Portuguese version of the Children Anxiety Interference Scale. Psychology/Psicologia Reflexão e Crítica, 28(3), 454-462. https://doi.org/10.1590/1678-7153.201528304