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Ana Sofia Clemente Gonçalves

Ana Gonçalves tem um Mestrado em Educação Especial – domínio Cognitivo e Motor e é atualmente doutoranda em Educação com o projeto” Práticas para uma Educação Inclusiva – As Comunidades de Aprendizagem e o Seu Contributo para o Sucesso Escolar de Todos”.

Orientador: João Filipe Matos

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Educação Especial
  • Educação Inclusiva
  • Ciências Sociais
  • Ciências da Educação Humanidades
  • História e Arqueologia
  • História
  • Comunidades de aprendizagem
  • Educação Especial
  • Educação Inclusiva

Resumo

Perante a pluralidade existente nas escolas atuais, e o potencial conflito multicultural, social, económico, linguístico e académico, torna-se importante que o aluno tome consciência do seu lugar na Comunidade Educativa, à qual pertence. O grande desafio atual, tendo por base as diretrizes da UNESCO, prende-se com a eficácia na operacionalização do ensino para Todos. A legislação nacional em vigor reflete a Educação Inclusiva e a readequação de formatos, com vista ao desenvolvimento de competências potencializadoras do acesso, participação e progresso do indivíduo, independentemente das suas diferenças, perfis, estilos e ritmos de aprendizagem. Propõe-se neste estudo a análise de uma Comunidade de Aprendizagem, projeto criado pela Universidade de Barcelona e corroborado pelo Ministério da Educação e Cultura e a sua potencialidade no alcance de uma Educação Inclusiva, através das Ações Educativas de Sucesso. Propõe-se, descrever e analisar tais ações, no sentido de objetivar formas de alcançar uma plena socialização e adquirir sucesso académico e melhorar a coesão interventiva familiar e comunitária. Como problema de investigação foi definida a seguinte questão: Quais as práticas presentes nas Comunidades de Aprendizagem que contribuem para a aquisição do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, numa perspetiva de Educação Inclusiva? Como objetivo geral, o estudo visa as Ações Educativas de Sucesso que promovam a Educação Inclusiva praticadas numa Comunidade de Aprendizagem. Adota-se uma perspetiva de investigação por métodos mistos, num estudo de caso a um Agrupamento de Escolas de Lisboa e Vale do Tejo, com uma população diversificada, desde o pré-escolar ao 3º CEB no campo empírico. A par de uma revisão bibliográfica, através da análise de textos normativos do Agrupamento, realizar-se-ão entrevistas semiestruturadas, com respetivos guiões, complementadas com observações diretas de sessões de trabalhos com alunos, professores e voluntários, na forma participantes e não participantes, sendo os respetivos dados registados em grelhas próprias.

Palavras-chave: Educação para todos; Escola Inclusiva; Comunidade de Aprendizagem; Ações Educativas de Sucesso.