Skip to main content

Liriane Costa de Oliveira Luiz

Liriane Costa de Oliveira Luiz tem um Mestrado em Educação e é atualmente doutoranda em Educação com o projeto: “A Qualidade de Vida de jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental na Transição para a Vida Pós-escolar: cooperação para a educação inclusiva no brasil”.

Orientador: Francisco Ramos Leitão

Co-orientadora: Cristina Simões

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Educação Inclusiva
  • Inclusão Social, Acadêmica, Profissional e Teológica para pessoas/alunos com Dificuldade Intelectual
  • Qualidade de Vida
  • Transição para a Vida Pós-escolar
  • Educação Especial
  • Inclusão Profissional
  • Inclusão e Formação Teológica

Resumo

A inclusão social está vinculada a várias concepções e mudanças de paradigmas em relação ao direito, à cidadania e às necessidades educacionais das pessoas com deficiência em suas relações e vivências em diferentes esferas da sociedade. Desta maneira, é primordial oportunizar a todos e a cada um, o acesso às melhores condições de vida e de aprendizagem possíveis, que necessitam e devem beneficiar da aceitação, da ajuda e da solidariedade, dos seus pares, num clima onde ser diferente é um valor (LEITÃO, 2019).

Assim, este projeto tem como temática a Qualidade de Vida (QV) no processo de transição para a vida pós-escolar (TVPE) dos jovens com Dificuldades Intelectual e Desenvolvimental (DID), bem como o impacto dos fatores pessoais e contextuais no Brasil.

A QV será avaliada através da Escala Pessoal de Resultados-Crianças e Jovens - EPR-CJ (Simões, 2019), a versão portuguesa da Personal Outcomes Scale-Children and Adolescents (Claes, Mostert, Moonen, Van Loon, & Schalock, 2015). Para a análise estatística dos dados utilizará-se o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).