Liriane Costa de Oliveira Luiz
Liriane Costa de Oliveira Luiz tem um Mestrado em Educação e é atualmente doutoranda em Educação com o projeto: “A Qualidade de Vida de jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental na Transição para a Vida Pós-escolar: cooperação para a educação inclusiva no brasil”.
Orientador: Francisco Ramos Leitão
Co-orientadora: Cristina Simões
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Educação Inclusiva
- Inclusão Social, Acadêmica, Profissional e Teológica para pessoas/alunos com Dificuldade Intelectual
- Qualidade de Vida
- Transição para a Vida Pós-escolar
- Educação Especial
- Inclusão Profissional
- Inclusão e Formação Teológica
Resumo
A inclusão social está vinculada a várias concepções e mudanças de paradigmas em relação ao direito, à cidadania e às necessidades educacionais das pessoas com deficiência em suas relações e vivências em diferentes esferas da sociedade. Desta maneira, é primordial oportunizar a todos e a cada um, o acesso às melhores condições de vida e de aprendizagem possíveis, que necessitam e devem beneficiar da aceitação, da ajuda e da solidariedade, dos seus pares, num clima onde ser diferente é um valor (LEITÃO, 2019).
Assim, este projeto tem como temática a Qualidade de Vida (QV) no processo de transição para a vida pós-escolar (TVPE) dos jovens com Dificuldades Intelectual e Desenvolvimental (DID), bem como o impacto dos fatores pessoais e contextuais no Brasil.
A QV será avaliada através da Escala Pessoal de Resultados-Crianças e Jovens - EPR-CJ (Simões, 2019), a versão portuguesa da Personal Outcomes Scale-Children and Adolescents (Claes, Mostert, Moonen, Van Loon, & Schalock, 2015). Para a análise estatística dos dados utilizará-se o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).