Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Maria João Rocha

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Maria João Rocha tem um Mestrado em Neuropsicologia e é atualmente doutoranda em Educação com o projeto: “A vez e a voz das crianças: Um estudo com e para as crianças”.

Orientadora: Ana Paula Silva

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Educação de Infância
  • Estudos da criança
  • Pedagogia da Infância
  • Formação de educadores de infância
  • Formação prática de educadores de infância
  • Educação dialógica
  • Educação para a Paz e Direitos Humanos
  • Inclusão Educativa

Resumo

O presente projeto de investigação surge no âmbito do doutoramento em educação. A temática centra-se na participação e na voz das crianças em contexto de educação pré-escolar. Na base deste nosso interesse investigativo está a questão: Como é que as vozes e a participação das crianças, sobre as suas experiências de aprendizagem, são (des)consideradas no contexto educativo? Assumimos nesta inquietação o ponto de partida necessário que se refletirá nas questões epistemológicas que nortearão a intenção de concretização deste estudo. Assim, dar voz e agenciar as crianças participantes da pesquisa é, antes de mais, o nosso compromisso: um estudo com e para as crianças. Pois reconhecemos as crianças como pessoas em desenvolvimento, capazes de pensar por si mesmas, construindo, assim, o seu próprio entendimento do mundo. Deste modo, é nosso desígnio percorrer um caminho paralelo, em sintonia interrelacional, coconstruindo as conclusões que emergirão deste estudo. Baseados em autores de referência no domínio da nossa temática, ou seja, alicerçados em paradigmas que privilegiam a voz e a participação efetiva das crianças, onde a pedagogia da escuta e da participação se afirma. Para o efeito, centrar-nos-emos no paradigma interpretativo integrando a perspetiva etnográfica, circunscrita ao estudo de caso. Relativamente, aos instrumentos de recolha de dados, objetivamos múltiplas fontes de informação, a análise de conteúdo será a técnica utilizada para as inferências dos dados recolhidos em campo, permitindo-nos a triangulação e a identificação dos resultados.

Palavras-Chave: Educação pré-escolar (jardim de infância); Participação das crianças (vozes e pedagogia da escuta); O lugar da criança; Aprendizagens