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Paulo Silvestre

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Concluiu a Licenciatura de Psicologia, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia – ULHT (2007/2010).

Concluiu a Mestrado em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapia na ULHT (2010/2012).

Membro da Ordem dos Psicólogos desde 2013.

Em 2021 participou como orador no 11º Encontro de Investigadores da ULHT.

Em 2022 frequenta o 2.º ano do 3º ciclo de estudos em Educação. Projeto de investigação: Burro velho não aprende línguas? Qualidade de vida, Saúde Mental e Suporte social.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Educação
  • Psicologia
  • Criatividade
  • Envelhecimento
  • Aprendizagem ao Longo da vida

Projeto individual de doutoramento

Burro velho não aprende línguas? Qualidade de vida, saúde mental e suporte social dos estudantes sénior

Professor Doutor João Filipe Matos, Orientador

Resumo

A aprendizagem ao longo da vida (ALV) constitui uma das áreas prioritárias indicadas pela UNESCO e pela Comissão Europeia para o século XXI, enquanto visão educacional de adultos. É definida como a capacidade de aprender desde o nascimento até à morte, situando-se para além do ensino escolar. Enquanto de transformação social e de mudança, a ALV está associada à capacitação pessoal, social e global, e interligada com uma vertente instrumental que comporta formação geral, desenvolvimento, funcionalidade, qualificação de mão-de-obra, produtividade e formação profissional. Dessa forma, constitui um vetor de combate à exclusão social e à pobreza. O estudo terá como mote a expressão “Burro velho não aprende línguas?”. Pretende-se realizar uma investigação de natureza quantitativa, transversal, utilizando uma amostra não probabilística, recorrendo à técnica de amostragem “bola de neve”. Será uma investigação comparativa tendo como grupos de estudo: estudantes universitários; estudantes de universidades sénior e população em geral, todos com pelo menos 55 anos.

As variáveis em estudo serão a qualidade de vida, saúde mental e suporte social, medidas através de escalas devidamente validadas para a população em geral, nomeadamente: Escala de Qualidade de Vida nos Idosos (EQVI) de Vilar (2015); Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse (EADS-21) de Pais-Ribeiro, Honrado e Leal (2004); e Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) Pais-Ribeiro (1999). Como problema de investigação foi definida a seguinte questão: De que maneira a ALV influencia a qualidade de vida, saúde mental e suporte social em pessoas com 55 ou mais anos? De acordo com os objetivos delineados, pretende-se caracterizar os três grupos em estudo e compará-los tendo em consideração a qualidade de vida, saúde mental e suporte social procurando correlação entre as variáveis em estudo e identificar as barreiras e as motivações para o ingresso no Ensino Superior e nas Universidades Sénior.

Palavras-chave: Aprendizagem ao Longo da Vida; Qualidade de Vida nos Idosos; Saúde Mental; Suporte Social