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Eventos

Seminário PISA 2022. Discursos, verdade dos números e mudanças pós-pandemia na educação

22 dezembro 2023

Realiza-se, no próximo dia 11 de janeiro de 2024 (quinta-feira), em modalidade online, Seminário PISA 2022.

Discursos, verdade dos números e mudanças pós-pandemia na educação, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação e em colaboração com a Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. Os/as  interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/  

Programa

Um mês depois da divulgação pela OCDE- Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico dos resultados da última edição do PISA - Programme for International Student Assessment, o Seminário visa abrir um espaço de partilha e debate informado sobre a regulação das políticas educativas por meio dos designados International Large-Scale Assessments (ILSAs), de que o PISA é o mais icónico representante, a partir do questionamento sobre os números do PISA 2022 e as mudanças pós-pandemia na educação, a relação entre a participação de Portugal no PISA e a melhoria dos seus níveis de equidade, os discursos do PISA e as limitações conceptuais e metodológicas que o Programa tem colocado à investigação em educação.

PAINEL 1 – 15h00-16h45

Helena Hinke Dobrochinski Cândido – Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Helsínquia, Helsinki Inequality Initiative

As implicações políticas do PISA sob o ângulo da educação comparada

Gil Nata e Tiago Neves – CIIE -  Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto 

Equidade e a sua relação com o PISA

Daniel Bart – Universidade de Lille, CIREL – Centre Interuniversitaire de Recherche en Education de Lille

Le discours du PISA : quelques limites pour la recherche en éducation/O discurso do PISA: alguns limites para a investigação em educação

 

PAINEL 2 - 17h00-19h00 

Teresa Teixeira Lopo – OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação

Os números do PISA 2022 e as mudanças pós-pandemia no ensino básico: primeiros resultados de um inquérito nacional a professores e dirigentes escolares

António Teodoro – Universidade Lusófona, CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento

As fontes teóricas da abordagem da OCDE. Limitações e importância de uma alternativa humanista

Luís Manuel Bernardo – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Secção Autónoma de Educação e Formação Geral

Prescrever para quantificar: o PISA e as oito competências para o século XXI

Moderação: Raquel Pereira Henriques - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Secção Autónoma de Educação e Formação Geral

Mais informações em: https://www.opedu.pt/