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Eventos

Webinar: “Terminologias e conceitos: Estudos comparativos em contextos de plurilinguismo e interculturalidades”

Apresentação

Nesta apresentação, tentarei muito brevemente levantar algumas questões que, na  minha opinião, deveriam ser discutidas no desenrolar dos estudos comparativos em  contextos de plurilinguismo e interculturalidade. A análise dessas questões passa pela  discussão de terminologias, conceitos e metodologias. Por exemplo, quais as  terminologias usadas no contexto social e político onde se desenrolam esses estudos  comparativos e quais os conceitos que subjazem a essas terminologias, para além do  entendimento sobre aquelas e estes nos públicos académicos que recepcionarão os  resultados? Como poderão os estudantes e os próprios participantes na investigação  usufruir desse trabalho em benefício próprio? Como poderão aqueles e estes proceder  à ‘tradução intercultural’ dos dados e dos resultados? Será que estas questões podem  ter soluções completas e definitivas? Ou podem apenas fundamentar análises críticas? 

A criticidade constitui uma abordagem universal ou contextual? Como se liga à análise  comparativa? Assim sendo, como definir o ‘diálogo intercultural crítico’ sobre a  produção de conhecimentos e qual a sua relevância? Em que medida a globalidade e a  localidade dos saberes devem estar entrelaçadas nos estudos comparativos? Quais os  impactos, vantagens e inconvenientes da homogeneidade e da heterogeneidade do  conhecimento? Devem tomar-se em consideração percepções alternativas do conceito  de comparação?  

Até que ponto a ausência deste debate promove a imposição de modelos  predominantes, a injustiça cognitiva e epistemológica, a perda de recursos passíveis de  serem explorados e ainda a investigação extractivista? Parece-me que é indispensável  proceder-se à análise e discussão destas dimensões que se entrecruzam nos estudos  comparativos mesmo em âmbito multi- e inter-disciplinar.  

Programa

15:00 – 15:10 – Abertura e apresentação do webinar, Manuela Guilherme  15:10 – 15:40 – Comentários dos Investigadores Cristiano Gianolla e Claudia Pato de  Carvalho

15:40 – 16:00 – Debate.

16:00 – Encerramento.

Bibliografia de referência

  • Afonso, A. J. (2017) Discussing Eurocentric evaluative epistemic hegemony: An  exploratory approach. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación (RASE), 10:  2, 156-166  
  • Amano, T., González, V. J. P. and Sutherland, W. J. (2016). Languages are still a major  barrier to global science. PLOS/Biology 14/12, e2000933  
  • Arnove, R. F., Torres, C. A. and Franz, S. (eds.) (2013) Comparative education: The  dialectic of the global and the local. Lanham : Rowman & Littlefield Publishers  Dietz, G. and Mateos-Cortés, L. S. (2012) The need for comparison in intercultural  education, Intercultural Education, 23:5, 411-424  
  • Goffman, E. (2020) In the wake of COVID-19, is glocalization our sustainability future?  Sustainability: Science, Practice and Policy, 16:1, 48-52,  
  • Guilherme, M. (2019) Introduction: The critical and decolonial quest for intercultural  epistemologies and discourses. In Intercultural Multilateralities: Pluri-dialogic  imaginations, globo-ethical positions and epistemological ecologies (Special Issue).  Journal of Multicultural Discourse, 14: 1, 1-13  
  • Santos, B. de S. (2018) The End of the Cognitive Empire: The coming of age of  Epistemologies of the South. Durham: Duke University Press  
  • Viveiros de Castro, E. (2015). Metafísicas Canibais. S. Paulo: Cosac Naify  Walsh, C. (2007). Shifting the geopolitics of critical knowledge. Cultural Studies, 21, 2-3: 224-239