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Projetos

AGRRIN - Corpos Geradores: da agressão à insurgência

O Projeto AGRRIN estrutura-se em torno da identificação das desigualdades decorrentes dos processos de racialização, tendo como campo de análise e investigação o território Português. Partimos da compreensão da Educação em sua dimensão decolonial e de como ela pode promover processos que permitam a superação das desigualdades, promovendo uma compreensão crítica da realidade social. O projeto AGRRIN assume a Educação em sua dimensão dialógica e visa a sua aplicação direta em ambientes educativos (revisão de conteúdos e proposta de novas abordagens) e espaços museológicos (curadoria e leitura crítica de exposições).

Este é um projeto da área das Ciências Sociais que se compromete a estabelecer as relações entre a Educação e a Sociomuseologia numa perspetiva decolonial, comprometido com a crítica e identificação dos processos de racialização e desigualdades.  Os ambientes educativos e museológicos são entendidos como possíveis para se aplicar e disseminar uma pedagogia decolonial que auxilie a identificar e ultrapassar as microagressões características de relações racializadas.

Equipa de Investigação

Parceiros

  • Associação Cultural Pantalassa 
  • Djass Associação de Afrodescendentes
  • Associação Cultural AFROLIS
  • Centro de Formação de Escolas António Sérgio 
  • Externato Frei Luís de Sousa
  • Escola Secundária de Camões (Liceu Camões)
  • Período Date
    2023-2025
  • Financiamento Funding
    Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT): 199.000,00 EUR
  • Referência do Projeto Project Reference
    10.54499/2022.06269.PTDC