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Projetos

Criação de Materiais Pedagógicos Inclusivos para Alunos com Deficiência Visual, no Ensino Básico

A Lei de Bases do Sistema Educativo Português (LBSE) sublinha a importância e o dever de se assegurarem medidas numa justa e efetiva igualdade de oportunidades, no seu Artigo 2.º. Quanto à promoção do sucesso escolar, pode ler-se no Artigo 27.º, alínea b): “1 – São estabelecidas e desenvolvidas atividades e medidas de apoio e complemento educativos visando contribuir para a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolar.”.

Por outro lado, na referência ao perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória de 2017, no que respeita a um dos seus princípios, pode ler-se “D. Inclusão – A escolaridade obrigatória é de e para todos, sendo promotora de equidade e democracia. A escola contemporânea agrega uma diversidade de alunos tanto do ponto de vista socioeconómico e cultural como do ponto de vista cognitivo e motivacional. Todos os alunos têm direito ao acesso e à participação de modo pleno e efetivo em todos os contextos educativos.”.

É neste sentido, que o presente projeto, relacionado com a criação de materiais pedagógicos para alunos invisuais do ensino básico (promotores de aprendizagens na área da matemática e ciências), visa dar um contributo.

Num primeiro momento serão aferidas as necessidades dos alunos com deficiência visual quanto à aprendizagem da matemática e das ciências e definidos os anos de escolaridade e os conteúdos curriculares a abordar. Em seguida iremos conceber e produzir materiais físicos ou digitais (MFD) que auxiliem os alunos deficiência visual na compreensão de conceitos e procedimentos e na sua aplicação em situações práticas, nomeadamente na área da matemática e das ciências, per si ou inter disciplinarmente. Posteriormente, estes materiais serão utilizados em sala de aulas e o seu impacto será avaliado.

Ao longo de todo o processo trabalharemos concertadamente com o Centro Helen Keller, contando com duas professores residentes na nossa equipa e com algumas das escolas que têm protocolo para receber alunos com este tipo de deficiência.

Objetivos

Definimos como objetivos para este projeto:

  1. Identificar os MFD que já existem e são utilizados em contexto escolar, com alunos invisuais;
  2. Identificar anos de escolaridade nos quais se verifica maior falta de MFD que auxiliem a promoção de aprendizagens de alunos com deficiência visual em matemática e ciências;
  3. Identificar os conteúdos curriculares sobre os quais não existam (ou quase não existam) MFD e que sejam considerados como conteúdos curriculares alicerçantes de aprendizagens atuais e futuras;
  4. Conceber e criar MFD para os anos e conteúdos em que se verifica maior carência;
  5. Aplicar e avaliar o impacto dos MFD criados na aprendizagem dos alunos.

Observação: Este projeto inclui a utilização de equipamentos e recursos educativos digitais. Para diminuir os custos do projeto serão utilizados equipamentos já existentes nas instituições que irão colaborar no projeto e recursos educativos digitais de utilização livre.

Equipa de Investigação

Parceiros

  • Escola Superior de Educação de Santarém
  • Centro Helen Keller
  • Período Date
    01.02.2021 a 31.01.2022
  • Financiamento Funding
    SEED CeiED: 3676 EUR