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Projetos

GT-CLACSO

Apresentação

O Grupo de Trabalho-Universidade e políticas de educação superior, integrado na rede internacional da CLACSO Conselho Latino-americano de Ciências Sociais, tem como objetivo desenvolver e ampliar conhecimento em novas áreas (no plano científico e nos espaços mundiais) envolvendo as Universidades e as Políticas de Educação Superior.

O GT inclui um total de 108 investigadores, com uma equilibrada representação de género, pertencendo (ou trabalhando) em instituições de ensino superior de 17 países diferentes, da América Latina e Caraíbas, de África, da América do Norte e da Europa. O GT inclui tanto investigadores que são referências mundiais nos campos da Educação Comparada e das Políticas de Educação Superior, como jovens investigadores em formação (estudantes de mestrado e doutoramento), com pesquisas relacionadas com os objetivos fixados para o GT.

Problemáticas de investigação:

  • Comparação em educação como instrumento político versus a comparação de problemas a partir de ‘novos olhares’;
  • Transnacionalização e financeirização da educação superior: mapeamento e dimensões do público/privado em diferentes regiões e países;
  • A democratização das universidades e da educação superior. As universidades dos movimentos sociais, universidades populares e universidades interculturais: o diálogo de epistemologias hegemónicas e contra-hegemónicas. A problemática da descolonização da educação superior;
  • As universidades e a formação dos/as professores/as: mapeamento de modelos de formação na América Latina e Europa e das expressões curriculares desses modelos; análise de experiências inovadoras; a profissão docente: análise sobre as perspetivas de precariedade no ensino superior; mapeamento de iniciativas que visam a avaliação da qualidade dos processos de ensino-aprendizagem no contexto universitário;
  • Geopolítica do conhecimento mundial: sociedade do conhecimento, regulação transnacional e dialética local/global: tendências e modelos de governança das instituições de educação superior; políticas científicas e circulação do conhecimento; critérios de validação da produção académica e da sua circulação: análise do oligopólio editorial em ciência; regionalismos e implicações nas políticas de educação superior: (i) internacionalização, integração e políticas intersectoriais; (ii) regionalismos do Sul Global e suas implicações nas políticas de educação superior: BRICS. MERCOSUL e CPLP novas experiências de convergência inter-regional.

Subgrupos de trabalho:

  • Questões teóricas e metodológicas do ensino superior: António Magalhães e Amélia Veiga (Universidade do Porto, Portugal);
  • Transnacionalização e financeirização do ensino superior: Mário Moutinho (CeiED/Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal);
  • Democratização das universidades – Novos tipos de universidades: nas fronteiras, indígenas, interculturais, outras: Manuel Tavares (UNINOVE, Brasil)
  • Universidade e formação de professores da educação básica e do ensino superior: Maria da Graça N. Bollmann (UNISUL, Brasil);
  • Geopolítica do conhecimento mundial: UNINOVE, Brasil);
  • Proposta de realização de um curso de pós-graduação em Educação: António Teodoro (CeiED/Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal).

Investigadores

  • António Teodoro – Ccoordenador Internacional
  • Ana Benavente
  • Ana Cunha
  • Carla Galego
  • Célia Gonçalves Pires
  • José Viegas Brás
  • Maria Neves Gonçalves
  • Mário Moutinho