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Projetos

Supervisão pedagógica: contributos para a melhoria das práticas de mediação escolar a partir da articulação entre Escola e Universidade

A Mediação Escolar, entendida na sua relevância para a construção de uma escola mais inclusiva e de convivência cidadã, é relativamente recente nas escolas e carece de uma análise mais aprofundada com vista à consolidação e disseminação das suas práticas. A partir do pressuposto de que melhores práticas de Mediação Escolar podem ser potenciadas pela Supervisão Pedagógica, assume-se que a ligação entre a teoria e  a prática, de forma colaborativa dos processos de ensino e aprendizagem e de desenvolvimento profissional, é entendida como um espaço de transformação dos sujeitos e contextos. Este projeto exploratório tem como objeto, e que configura o seu caráter inovador, a Supervisão Pedagógica das práticas de Mediação Escolar, realizada em contexto de articulação entre Escola e Universidade.

Será aplicado um  inquérito por questionário a todos os docentes de uma escola do Ensino Básico, da Área Metropolitana do Porto, que tenha em desenvolvimento um projeto de Mediação Escolar. Com vista à análise das potencialidades e dos desafios da Supervisão Pedagógica e das práticas de Mediação Escolar, a partir das perceções e experiências dos professores, serão realizadas entrevistas semiestruturadas a 6 docentes, selecionados a partir do critério da realização prévia de formação contínua em Mediação  Escolar, em edições anteriores já promovidas pela ReLeCo “Mediação Social e Escolar”, em articulação com o Instituto de Mediação. O tratamento destes dados orientará o desenho da ação de formação de curta duração, referente à Supervisão Pedagógica nas práticas de Mediação Escolar a ser promovida aos docentes, possibilitando-se a participação dos estudantes do Mestrado em Ciências da Educação, especialização Supervisão Pedagógica. Os estudantes do Mestrado serão envolvidos ativamente ao longo da investigação, no acompanhamento do trabalho das díades na supervisão pedagógica e na recolha de dados, através de um processo desenvolvido de forma colaborativa e articulada entre investigadores das ReLeCo, docentes do Mestrado e professores em serviço. Deste modo, posteriormente, proceder-se-á à reflexão conjunta sobre os dados, através da realização de dois grupos focais: (i) com os 6 professores participantes e a estudante que acompanhou o processo de supervisão; (ii) com os estudantes envolvidos no tratamento de dados. Esta é uma decisão que permitirá a identificação dos contributos da articulação entre Escola e Universidade na formação dos estudantes de Mestrado e no desenvolvimento profissional dos professores, no âmbito da Supervisão Pedagógica de práticas de Mediação Escolar, assim como relativos às aprendizagens em investigação. Este projeto pretende contribuir  para a integração de jovens investigadoras nas atividades de I&D do CeiED, sendo o ponto de partida para a realização de uma Tese de Doutoramento e de uma Dissertação de Mestrado.  

Objetivos

O objetivo geral desta investigação é o de compreender o potencial da Supervisão Pedagógica para a melhoria das práticas de Mediação Escolar na construção de uma escola mais inclusiva e de convivência cidadã, a partir da formação contínua de professores, em contexto de articulação entre Escola e Universidade. 

Objetivos específicos:

  1. Analisar as potencialidades e os desafios da Supervisão Pedagógica quanto  às práticas de Mediação Escolar a partir das perceções e experiências dos professores do Ensino Básico;
  2. Compreender de que modo a Supervisão Pedagógica pode contribuir para as  boas práticas de Mediação Escolar; 
  3. Identificar contributos da articulação entre Escola e Universidade no desenvolvimento profissional de professores e dos estudantes de Mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Supervisão Pedagógica

Equipa de Investigação

  • Alcina de Oliveira Martins (PI)
  • Elisabete Pinto da Costa
  • Elsa Estrela
  • Leanete Dotta
  • Nazaré Coimbra 
  • Rosa Serradas
  • Louise Lima
  • Cristina Baptista
  • Ilda Costa
  • Vilma Martelo
  • Cláudia Silva
  • Marlene Chaves
  • Período Date
    03.2024 - 03.2025
  • Financiamento Funding
    SEED CeiED: 5 000 EUR