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Projetos

VirTeach Project: Uma Solução Virtual para uma formação abrangente e coordenada para professores de línguas estrangeiras na Europa

De acordo com estudos recentes desenvolvidos pela Comissão Europeia, há uma necessidade urgente de melhorar a Formação Inicial de Professores (ITE) para torná-la mais atraente, colaborativa e focada em todo o sistema. Algumas das competências detetadas são a seleção, visão de curto prazo e mau desempenho do sistema de avaliação. VIR_TEACH é um passo em frente para avançar no trabalho anteriormente desenvolvido por outras redes que têm procurado alcançar a internacionalização da prática educacional. Embora a mobilidade laboral deste sector esteja em contínuo crescimento, não existe um formato unificado para a formação de professores a nível europeu. Nem as plataformas digitais para promover a mobilidade, nem as ferramentas digitais unificadas para orientar as necessidades dos alunos na sua fase de estágio.

A criação do espaço digital sugerido no projeto VIR_TEACH (Uma Solução Virtual para uma formação abrangente e coordenada para professores de línguas estrangeiras na Europa) fomentaria a internacionalização e convergência de formatos nacionais, bem como o intercâmbio de metodologias e boas práticas. Os objetivos são:

  • Design de ferramentas digitais úteis e fáceis de utilizar destinadas ao ITE, centradas na transferência de conhecimento, redes sociais e acompanhamento durante a fase de estágio.
  • Investigar um quadro coerente de competências e as linhas gerais de ação institucional.
  • Promover a partilha de práticas inovadoras na formação inicial de professores de línguas e a internacionalização das respetivas práticas de formação, progredindo no sentido da convergência europeia.

Este projeto forneceria um compêndio de boas práticas e recursos para professores-formandos (O1). Criaria um espaço digital de encontro e troca entre os formadores de professores, os alunos e os centros de serviço, proporcionando, além disso, um espaço digital para aumentar a coerência entre a formação e a fase de estágio (O2). Uma série de diretrizes, que será publicada, especificamente para administradores públicos (O3). Além disso, vão ser organizados dois eventos para divulgar esses resultados e recolher feedback: Um Workshop Internacional e Avaliação Formativa e a Primeira Conferência Europeia sobre Formação de Professores de Línguas Estrangeiras.

Equipa de Investigação

  • Ana Cunha (CeiED/Universidade Lusófona)
  • Fernando Catarino (CICANT/Universidade Lusófona)

Parceiros

O projeto conta com 5 entidades de 5 países da União Europeia a seguir indicados:

  • Universidad de Burgos
  • UC Limburg (UCLL)
  • Szczecińska Szkoła Wyższa Collegium Balticum
  • Universitatea Crestina Dimitrie Cantemir
  • Universidade Lusófona
  • Período Date
    01.09.2018 a 31.08.2021
  • Financiamento Funding
    Programa Erasmus+ da União Europeia
  • Referência do Projeto Project Reference
    2018-1-ES01-KA203-050045