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Ciências da Educação

Série Argumentos

Educação, Globalização e Neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação

António Teodoro
Autor(es) / Editor(es)
2010
Ano de edição
972-8881-82-5
ISBN

Sinopse – Desde a construção dos modernos sistemas de educação de massas, iniciada na Europa na transição do século XVIII para o século XIX, a escola tornou-se um espaço central de integração social e de formação para o trabalho. Num tempo histórico relativamente curto, a educação, de um obscuro domínio da vida familiar, transformou-se num tema central dos debates políticos, nos níveis nacional e internacional. Compreender os processos que marcam o campo das políticas de educação das últimas décadas constitui o propósito primeiro deste livro. Retomando alguns trabalhos anteriores, o autor desenvolve um conjunto de argumentos em que pretende mostrar a urgência da construção das bases epistemológicas e políticas de um novo senso comum, capaz de ajudar a formular uma agenda educacional de um novo bloco social interessado em impulsionar (e realizar) políticas progressivas de paz, justiça social, felicidade e liberdade para todos. Tal como nos anos 1970, vivemos tempos de bifurcação, onde a intervenção cidadã, nos seus diferentes espaços, da ciência à intervenção política, se apresenta como particularmente determinante. Mas, também no espaço da educação, a fortuna é de quem a agarrar.

Psicologia e psicólogos escolares: perfil e confrontos éticos

Ana Carita
Autor(es) / Editor(es)
2012
Ano de edição
978-989-8512-25-3
ISBN

Sinopse – A Psicologia Escolar, enquanto profissão, é uma realidade social bastante recente em Portugal. Foi apenas nos anos 90 que a mesma foi institucionalizada com a publicação do DL190/91, que criou juridicamente os serviços de Psicologia e Orientação nas escolas portuguesas, e do DL nº300/97, que criou formalmente a carreira dos psicólogos escolares. Passados que são 20 anos sobre a criação dos SPOs e, de certo modo, de criação entre nós da profissão de psicólogo escolar, interessou-nos perceber que profissão se chegou a construir e como se construiu a profissão no contexto daqueles serviços: que perfil profissional ajudaram os SPOs a configurar para os psicólogos escolares no nosso país? Acresce que a juventude da profissão entre nós justificou que se empreendesse uma análise comparada da situação portuguesa com o que se passa a nível internacional e, particularmente, em alguns países com uma história da profissão já mais firmada.