Skip to main content

Coleção Observatório

Educar, Promover, Emancipar. Os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma pedagogia emancipatória

António Teodoro
Autor(es) / Editor(es)
Fevereiro, 2001
Ano de edição
972-8296-68-1
ISBN

Sinopse – Organizado pelo Centro de Estudos Observatório de Educação e Contextos Educativos, realizou-se em Março de 2000 o 1º Colóquio de Ciências da Educação, Universidade Lusófona de Humanidades e tecnologias, sob o lema que dá título ao presente volume. Não sendo um livro de actas, reúne um valioso conjunto de textos da autoria de alguns conferencistas convidados. Embora com preocupações, problemáticas e modos de abordagem muito distintas, o livro agora editado passará a constituir, seguramente, um importante instrumento de apoio, reflexão e de incentivo à pesquisa de todos quantos, estudantes, educadores, técnicos, investigadores ou responsáveis políticos se encontram empenhados em encontrar sentido para a escola actual, enquanto instância de educação, de emancipação e de promoção humanas, como defenderia Rui Grácio, ou um espaço público capaz de ajudar a construir um mundo mais redondo, menos arestoso e mais humano, como diria Paulo Freire.