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Coleções anteriores

Coleção Observatório

Esta coleção diz respeito aos primeiros livros publicados no âmbito do CeiEd aquando Observatório, antes da sua designação como Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF), atual CeiED. Trata-se de uma coleção de valor, com diversas publicações de referência.

Poder e Participação em Educação

António Teodoro
Autor(es) / Editor(es)
1997
Ano de edição
972-8296-22-3
ISBN

Sinopse – O presente livro reúne um conjunto de textos seleccionados pelo autor, escritos no contexto de uma sua ativa participação nos debates sobre a política educativa portuguesa na primeira metade da década de 90. Abordando temáticas muito diversas, os textos reunidos têm, todavia, um denominador comum: a problemática do poder e da participação em educação. Num momento em que, um pouco por todo o lado, se verifica um debate, com alguma vivacidade, sobre os processos de mudança nos sistemas escolares massificados, o livro que agora se publica arrisca uma tomada de posição, num registo mais próximo do ator do que do académico que, de fora, pretende observar as políticas de educação. Ao correr esse risco, deseja o autor contribuir, ainda que limitadamente, para o ampliar do debate sobre as políticas de educação em Portugal.

Educar, Promover, Emancipar. Os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma pedagogia emancipatória.

António Teodoro
Autor(es) / Editor(es)
Fevereiro, 2001
Ano de edição
972-8296-68-1
ISBN

Sinopse – Organizado pelo Centro de Estudos Observatório de Educação e Contextos Educativos, realizou-se em Março de 2000 o 1º Colóquio de Ciências da Educação, Universidade Lusófona de Humanidades e tecnologias, sob o lema que dá título ao presente volume. Não sendo um livro de actas, reúne um valioso conjunto de textos da autoria de alguns conferencistas convidados. Embora com preocupações, problemáticas e modos de abordagem muito distintas, o livro agora editado passará a constituir, seguramente, um importante instrumento de apoio, reflexão e de incentivo à pesquisa de todos quantos, estudantes, educadores, técnicos, investigadores ou responsáveis políticos se encontram empenhados em encontrar sentido para a escola actual, enquanto instância de educação, de emancipação e de promoção humanas, como defenderia Rui Grácio, ou um espaço público capaz de ajudar a construir um mundo mais redondo, menos arestoso e mais humano, como diria Paulo Freire.

The Past Revisited. Trajectos e Interrogações sobre o Ensino da Língua Inglesa.

Ana Bela Mata & Natália Saldanha
Org.
Fevereiro, 2001
Ano de edição
972-8296-67-3
ISBN

Sinopse – The Past Revisited. Trajectos e interrogações sobre o Ensimo da Língua Inglesa reúne dois trabalhos elaborados no âmbito do curso de Pós-Graduação e Formação Especializada de Professoresm realizado em 1998/1999. No primeiro, Ana Bela Mata analisa a evoluçãp dos programas de Inglês entre 1947 e 1973, no contexto das mudanças sociais e políticas verificadas nesss duas décadas e meia. No segundo, Natália Saldanha procede a uma aprofundada análise crítica do programa de 1994 e das Orientações de 1995. O livro onstitui um aobra fundamental para a compreensão de debates e controvérsias atuais sobre o ensino da Língua Inglesa no Ensino Secundário.

Igualdade e Diferença – Numa escola para todos. Contextos, controvérsia, perspectivas

José B. Duarte
Org.
Fevereiro, 2002
Ano de edição
978-9728-296-728
ISBN

Sinopse – A presente obra surge na sequência da realização em Lisboa, em 22 e 23 de Março de 2001, do 2º Colóquio de Ciências da Educação da Universidade Lusófona, sob tema Igualdade e Diferença numa Escola para todos – Contextos, controvérsias, perspetivas, organizado pelo Centro de Estudos Observatório de Políticas Educativas e de Contextos Educativos. Espera-se que o presente volume constitua uma interessante contribuição sobre a problemática da heterogeneidade dos alunos e de uma dinâmica relacional que possibilite estratégias diferenciadas e pessoalizadoras para cada aluno.

Os Professores: Identidades (re)construídas

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Andy Hargreaves, Michel Develay, Amélia Lopes, António Teodoro, Maria de Fátima Sanches, Saul Neves de Jesus
Autor(es) / Editor(es)
Áurea Adão & Édio Martins
Org.
Fevereiro, 2002
Ano de edição
978-9728-296-995
ISBN

Sinopse – Com o título Os professores: identidades (re)construídas, foram reunidos neste livro textos originalmente apresentados no 4º Colóquio de Ciências da Educação, realizado a 13 e 14 de Março de 2003, em Lisboa, por iniciativa da UID Observatório das políticas de Educação e dos Contextos Educativos da Universidade lusófona de Humanidades e Tecnologias. A primeira parte, Os professores: identidades (re)construídas, é constituída pelas intervenções de alguns dos especialistas convidados: Andy Hargreaves, Michel Develay, Amélia Lopes, António Teodoro, Maria de Fátima Chorão Sanches, Saul Neves de Jesus. As suas temáticas incidem no estudo analítico da profissão docente e da sua motivação numa era da globalização e numa sociedade do conhecimento, neste início do século XXI, e na divulgação de um estudo europeu sobre os professores, realizado no âmbito do programa de trabalho da Unidade Europeia Eurydice.

Educação e Democracia: Paulo Freire, movimentos sociais e reforma educativa

Carlos Alberto Torres, Maria del Pilar O’Cadiz & Pia Lindquist Wong
Autor(es) / Editor(es)
Maio, 2002
Ano de edição
972-8296-71-1
ISBN

Sinopse – Como mudar a educação pública numa grande cidade como São Paulo, onde confluem todos os velhos e novos problemas da construção de uma escola para todos em sociedades altamente estratificadas e desiguais? O livro que agora se edita em português procede a uma análise da ação política de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação (1989-1991), tomando como ponto fulcral de exame a tentativa de construção de um currículo interdisciplinar assente no princípio freireano do tema gerador. A análise das autoras e do autor, feita num registo simultâneo de proximidade com o objeto de estudo e de rigor do aparelho teórico e metodológico mobilizado, permite uma actualissíma abordagem de questões como a articulação entre interesses e conhecimento, entre prazer e esforço, centrais em todos os debates sobre a aprendizagem no espaço escolar, progressivamente aberto a todos os grupos sociais e culturais.

Uma Escola com Sentido: O Currículo em Análise e Debate. – Contextos, questões e perspectivas.

Óscar C. se Sousa & Maria Manuel Calvet Ricardo
Org.
Março, 2002
Ano de edição
972-8296-84-3
ISBN

Sinopse – Uma escola com sentido: o currículo em análise e debate, contextos, questões e perspectivas foi o tema que o Centro de Estudos Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos escolheu para o seu 3º Colóquio de Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa realizado em Abril de 2002. No momento em que a educação se interroga sobre os percursos a trilhar numa escola que se quer preparada para responder aos desafios de uma comunidade com aspirações e projectos renovados, desejamos que as reflexões, as orientações e as advertências, que estes autores nos deixam neste livro, representem uma contribuição valiosa para a construção de uma verdadeira Escola com Sentido.

Manuais escolares e dinâmica da aprendizagem: Podem os manuais escolares contribuir para a transformação da escola?

José B. Duarte
Org.
Janeiro, 2010
Ano de edição
978-972-8881-77-1
ISBN

Sinopse – A investigação recente tem mostrado o desencanto e alguma indisciplina face à escola, fenómenos que alguns estudos associam a fatores sociais mas também à predominância de um modelo expositivo e desmotivador. Pode a escola ser outra coisa, 2organizando tarefas” que despertem o interesse do estudantes? por seu lado, os manuais, que são repositórios das práticas mas também instrumento determinante da acção pedagógica (como sublinham vários autores), podem contribuir para uma outra profissionalidade docente e para uma escola mais estimulante? E, tendo em conta a proposta de desenvolvimento de competências a partir de situações problemáticas, nas aulas e nos manuais?.

Formar Professores, para que escola? – Teorias e Práticas

Vários
Autor(es) / Editor(es)
José B. Duarte & Dulce Franco
Org.
Maio, 2005
Ano de edição
972-8881-11-8
ISBN

Sinopse – A generalidade das conferências e textos aqui incluídos sublinham a dimensão social da aprendizagem da docência, no sentido de que a formação inicial e contínua terá de produzir-se numa relação pessoal com os contextos educativos e numa dinâmica teoria/prática/teoria e não apenas na convicção de que importa imitar os mestres (modelo tradicionalista da formação, traduzido em ansiedade pela comparação com o modelo) ou de que quem conhece a teoria desenvolve a prática respectiva (modelo corrente nas nossas instituições de formação, que tendem a limitar-se a uma sensibilização pontual à prática, fórmula igualmente anxiogénica, como vimos em comunicações incluídas) E, sublinhe-se, alguns dos textos incluídos exemplificam as condições sobre uma nova profissionalidade docente.