Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Daniela Mascarenhas

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Daniela é professora associada na Escola de Educação do Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO) desde 2003. É coordenadora do Gabinete de Formação e Desenvolvimento Pedagógico do Centro de Inovação Pedagógica do P.PORTO. Membro do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico da Escola de Educação do P.PORTO.

Ela está envolvida na formação de educadores de infância e professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico. Publicou vários artigos e é investigadora colaboradora em vários projetos de investigação atribuídos aos centros de investigação CeiED e inED. É investigadora integrada no centro inED.

Pós-Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Supervisão Pedagógica, pela Universidade do Minho (2019). Doutorada em Educação e Didática da Matemática pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada (2011), validada pela Universidade do Porto. Obteve o Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Educação e Didática da Matemática pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada (2010). Licenciou-se em Matemática (via ensino) pela Universidade do Minho (2003).

Tem participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais, destacando-se a participação nos seguintes: Projeto Erasmus+ KA131 - Aprendizagem Aplicada de Robótica e Realidade Fusão na Educação de Infância (Referência: 2021-1-ES01-KA131-HED-000019662) (Em curso); Projeto Erasmus+ MATH-DIGGER - Salas de Fuga Digitais de Matemática (Referência: 2021-1-PT01-KA220-HED-000032234) (Em curso); EI.STEAM: explorar e inovar para uma educação STEAM (inED/2021/3) (Em curso); Escolares e Estudiosos - Jogos de Interpretação de Papéis (RPG) no processo de ensino e aprendizagem para o 1º e 2º ciclos do ensino básico (inED/2020/8); Projeto Internacional Educação de Qualidade para Todos em São Tomé e Príncipe (P150828) pelo Banco Mundial (2018/2019).

É formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (Registo CCPFC/RFO-31137/12) nas áreas de B11- Pedagogia e Didática e C05-Didáticas Específicas (Matemática).

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Didática da Matemática
  • Formação de Professores
  • Supervisão Colaborativa
  • Tecnologia Educacional
  • Inovação Pedagógica

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Mascarenhas, D., Rosa, V., & Sampaio Maia, J. (2023). TALIS 2018: Análise comparativa da qualidade da educação em Portugal em relação à média dos países da OCDE, segundo os professores e os diretores de Escola. Revista Portuguesa De Educação, 36(2), e23040. https://doi.org/10.21814/rpe.29173
  • Queirós, R., Pinto, C., Cruz, M., & Mascarenhas, D. (2023). A Gamified Educational Escape Rooms’ Framework for Computer Programming Classes. OpenAccess Series in Informatics (OASIcs), 112 (6). https://doi.org/10.4230/OASIcs.ICPEC.2023.6
  • Queirós, R., Pinto, C., Cruz, M., & Mascarenhas, D. (2023). Integrating Gamified Educational Escape Rooms in Learning Management Systems. OpenAccess Series in Informatics, (OASIcs), 113 (15). https://drops.dagstuhl.de/opus/volltexte/2023/18502/pdf/OASIcs-ICPEC-2023-6.pdf
  • Queirós, R., Cruz, M., Pinto, C., & Mascarenhas, D. (2023). Creating a culture of innovation: The case of the pedagogical innovation center at the Polytechnic of Porto. In R. Queirós, M. Cruz, C. Pinto, C., & D. Mascarenhas (Eds.), Fostering Pedagogy Through Micro and Adaptive Learning in Higher Education: Trends, Tools, and Applications, pp. 79-91. IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-8656-6
  • Mascarenhas, D., Prates, U., & Cruz, M. (2023). The digital skills of teacher trainers at a higher education institution in Portugal. EDULEARN23 Proceedings, 3196-3204. https://doi.org/10.21125/edulearn.2023.0888