Fernando M. F. Rodrigues Silva
Fernando Manuel Ferreira Rodrigues Silva é investigador colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa e investigador colaborador do Centro de Investigação, Identidades, Democracia, Escola, Formação em Administração e Comunidade de Prática (IDEAFor) na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Doutorado em Educação pela Universidade Lusófona, mestre em Administração e Planeamento Educacional pela Universidade Portucalense (Porto), parte curricular do Mestrado em Ensino de Economia pela Faculdade de Economia do Porto, Universidade do Porto e licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, Universidade do Porto.
Lecionou durante 33 anos letivos no Ensino Oficial e atualmente está aposentado. Publicou diversos artigos em revistas especializadas como autor e coautor sobre diversos indicadores de produção científica (artigos, livros e capítulos), publicados em português e inglês. Tem vários livros publicados na área disciplinar de Economia do Ensino Secundário.
Tem experiência na orientação de formação avançada. Foi várias vezes arguente a dissertações de apresentação para obtenção do grau de Mestre de candidatos pela Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto e pela Escola Superior de Educação (Instituto Politécnico do Porto) e mentor de alunos de mestrado e licenciatura no programa Mentoring de alunos da Faculdade de Economia do Porto. É também formador de professores do 1.º, 2.º e 3.º Ciclo e do Ensino Secundário. É membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e da Associação Nacional de Professores.
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Saberes e Identidades Profissionais Docentes
- Globalização Educacional
- Mal-estar Docente
- Formação Profissional Docente
- Supervisão pedagógica
- Gestão de conflitos
- Ato educativo: manuais escolares
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Silva, F. R., Pinto, A. (2023). Supervisão pedagógica: uma caça às bruxas ou às boas práticas? Revista Caribeña de Ciencias Sociales, 12 (2), 803-817 https://doi.org/10.55905/rcssv12n2-021
- Silva, F. R., & Pinto, A. (2023). Origin and Trajectories of Secondary Vocational Education and Training in Portugal: The New Normality in the Context of the Coronavirus Disease Framed in a European Scenario. European Journal of Educational Management, 6(1), 45-58. https://doi.org/10.12973/eujem.6.1.45
- Pinto, A., Silva, F. R., Delgado, P., & Diogo, F. (2020). Secondary vocational Education: political contexto and school practices of a discontinued teaching offer [O ensino vocacional secundário: Contexto político e práticas escolares de uma oferta de ensino descontinuada]. Education policy analysis archives, 28, https://doi.org/10.14507/epaa.28.4098
- Pinto, A., Diogo, F., Silva, F. R., & Delgado, P. (2020). Professional courses in Secondary Education: processes, impacts and challenges [Cursos Profissionais do Ensino Secundário: processos, impactos e desafios]. Sensos-E, 7(1), 46–56. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3276
- Silva, F. R. (2016). The Construction of Knowledge and Teachers' Professional Identities in the Context of Globalization. American Journal of Educational Research, 4(10), 741-748. http://pubs.sciepub.com/education/4/10/6/index.html