Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Kátia Caroline Souza Ferreira

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Doutora em Educação (Doutoramento Europeu) pela Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa com estágio na Universidad de Valencia (Espanha). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa; Especialista em A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno pela PUC-RS. Especialista em Políticas Públicas e Contextos Educativos – FNSL; Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico – UNIVC; Especialista em Planejamento Educacional – UNIVERSO; Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA. Licenciada em Pedagogia, é Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Porto Seguro-Bahia-Brasil.

Desenvolve pesquisas com ênfase na Educação Básica, especialmente em Formação de Professores, Processos de Inovação Pedagógica, Currículo, Educação de Jovens e Adultos, Diversidade Afrodescendente e Indígena e Educação.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Formação de professores
  • Inovação Pedagógica
  • Currículo
  • Desenvolvimento Profissional Docente

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Ferreira, K. C. S., & Estrela, E. (2022). Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica na Escola: Novas Perspectivas para o Trabalho Docente (1ª ). Editora CRV Ltda.
  • Ferreira, K. C. S., & Silva, G. J. (2022). Formação Continuada de Docentes: experiências e aprendizagens (1ª ed.). Paco e Littera.
  • Santos, L. V., & Ferreira, K. C. S. Estudo de um programa com realidade virtual na promoção do funcionamento executivo em crianças em idade escolar identificadas com dificuldades de aprendizagem: um ensaio controlado aleatorizado. Revista Lusófona de Educação, 55, 222 - 223. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/821
  • Ferreira, K. C. S., & Estrela, E. M. B. (2020). Desenvolvimento profissional docente e os processos de inovação pedagógica na escola: Dilemas e tensões. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 1(1), 225–245. https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/8636
  • Ferreira, K. C. S., Estrela, E. M. B. (2020). Inovação Pedagógica em sala de aula: perspectivas e desafios para os professores no século XXI. In C. Galego (Ed.), Profissionalidade Docente
  • Desafios na Formação de Professores: Atas do Congresso Internacional Projeto T0-INN (pp. 77-83). Edições Universitárias Lusófonas. https://pisa.ceied.ulusofona.pt/wp-content/uploads/sites/179/2020/09/Rosa-2020_Atas-1.pdf