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Lília Marcelino

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Lilia Marcelino é doutorada em Educação pela Universidade Lusófona com uma bolsa de doutoramento individual da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/69366/2010). É investigadora integrada no Centro de investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e NovasTecnologias (CICANT -Universidade Lusófona) e investigadora-colaboradora no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED – Universidade Lusófona).

Com uma licenciatura em Psicologia na Universidade Lusófona em 2005, é membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (nº 13185) e membro regular da MCLS - Mathematical Cognition and Learning Society como investigadora em cognição matemática.

Foi investigadora contratada no CICANT – Universidade Lusófona no âmbito do projeto GBL4deaf – Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos (2018-2021). Em 2018, participou no projeto “Participação social em alunos com NEE em escolas públicas” no Instituto da Educação – Universidade de Lisboa como bolseira de pós-doutoramento, para além de ter coordenado dois projetos de investigação financiados pelo Governo dos Açores no âmbito do projeto Pro-Sucesso (2015-2017).

Atualmente, é docente universitária na Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade em Ciências da Educação em mestrados e licenciaturas. É coordenadora científica da primeira Pós-graduação nacional em “Aprendizagem da Matemática – do ensino às dificuldades”. Em 2010, fundou o Núcleo da Discalculia – Apoio Psicopedagógico e Formação onde continua a dar apoio psicopedagógico a crianças com baixo rendimento a matemática e formações certificadas a psicólogos, professores e outros profissionais do baixo rendimento a matemática.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Cognição Numérica
  • Aprendizagem da Matemática
  • Avaliação e Intervenção na Discalculia
  • Aprendizagem baseada em jogos
  • Intervenção socioeducativa
  • Aprendizagem da Matemática baseada em jogos

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Marcelino, L., Costa, C., & Santos, C. (2022). Using Mathematics game-based intervention on children with special educational needs.  Proceedings of the 16th European Conference on Games Based Learning - ECGBL 2022, 324-328. https://papers.academic-conferences.org/index.php/ecgbl/article/view/528/705
  • Marcelino, L (2021). Aprendizagem da matemática: Despiste e intervenção preventiva em crianças do 1º ano de escolaridade. Jornal das Primeiras Matemáticas, 17, 51-63. http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1235
  • Costa, C., & Marcelino, L. (2020). Games user research with deaf students - Research design and preliminary results. Proceedings of the 14th European Conference on Games Based Learning - ECGBL 2020, 106-115.
  • Marcelino, L., de Sousa Ó., & Lopes, A. (2017). Predictive relation between early numerical competencies and mathematics achievement in first grade Portuguese children. Frontiers in Psychology, 8(1103). https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.01103
  • Marcelino, L., Cunha Teixeira, R., & Rato, J. (2017). Método sentido de número: intervenção nas competências numéricas iniciais em crianças do 1.º ano de escolaridade. Revista Quadrante, 26(1), 119-144. https://doi.org/10.48489/quadrante.22941