Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Lília Marcelino

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Lilia Marcelino é doutorada em Educação pela Universidade Lusófona com uma bolsa de doutoramento individual da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/69366/2010). É investigadora integrada no Centro de investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e NovasTecnologias (CICANT -Universidade Lusófona) e investigadora-colaboradora no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED – Universidade Lusófona).

Com uma licenciatura em Psicologia na Universidade Lusófona em 2005, é membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (nº 13185) e membro regular da MCLS - Mathematical Cognition and Learning Society como investigadora em cognição matemática.

Foi investigadora contratada no CICANT – Universidade Lusófona no âmbito do projeto GBL4deaf – Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos (2018-2021). Em 2018, participou no projeto “Participação social em alunos com NEE em escolas públicas” no Instituto da Educação – Universidade de Lisboa como bolseira de pós-doutoramento, para além de ter coordenado dois projetos de investigação financiados pelo Governo dos Açores no âmbito do projeto Pro-Sucesso (2015-2017).

Atualmente, é docente universitária na Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade em Ciências da Educação em mestrados e licenciaturas. É coordenadora científica da primeira Pós-graduação nacional em “Aprendizagem da Matemática – do ensino às dificuldades”. Em 2010, fundou o Núcleo de Discalculia – Apoio Psicopedagógico e Formação, onde continua a dar apoio psicopedagógico a crianças, adolescentes e adultos com baixo rendimento em matemática e a oferecer formações certificadas a psicólogos, professores e outros profissionais interessados em Dificuldades na Aprendizagem da Matemática.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Cognição Numérica
  • Aprendizagem da Matemática
  • Avaliação e Intervenção na Discalculia
  • Aprendizagem baseada em jogos
  • Intervenção socioeducativa
  • Aprendizagem da Matemática baseada em jogos

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Marcelino, L.,  & Costa, C. (2024). Habilidades numéricas em crianças surdas:  contributos teóricos para o uso de recursos pedagógicos digitais. Revista Espaço, 61, pp.13-25. https://doi.org/10.20395/revesp.2024.61.1.13-25
  • Marcelino, L., Fernandes, M.A., & Cerqueira, J. (2024). Learning engagement in a pre-alpha version of an educational game: Evaluation and proposed solutions. International Journal of Games and Social Impact, 2 (1). https://www.doi.org/10.24140/ijgsi.v2.n1.02
  • Marcelino, L., Costa, C., & Santos, C. (2022). Using Mathematics game-based intervention on children with special educational needs.  Proceedings of the 16th European Conference on Games Based Learning - ECGBL 2022, 324-328. https://papers.academic-conferences.org/index.php/ecgbl/article/view/528/705
  • Marcelino, L (2021). Aprendizagem da matemática: Despiste e intervenção preventiva em crianças do 1º ano de escolaridade. Jornal das Primeiras Matemáticas, 17, 51-63. http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1235
  • Costa, C., & Marcelino, L. (2020). Games user research with deaf students - Research design and preliminary results. Proceedings of the 14th European Conference on Games Based Learning - ECGBL 2020, 106-115.