Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sérgio Claudino Nunes

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sérgio Claudino é natural de Cadaval, licenciado em Geografia (1981) e mestre em Geografia e Planeamento Regional e Local (1992) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutor em Geografia Humana (2002) pela mesma Universidade.

É Professor Auxiliar do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.

Integra o grupo de investigação sobre manuais escolares da Universidade Lusófona, coordenado pelo Prof. Doutor José Duarte.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Geografia Regional
  • Geografia da Europa
  • Didáctica da Geografia
  • Formação de Professores
  • Produção e avaliação de manuais escolares.

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Claudino, S. (2023). A formação inicial de professores de Geografia em Portugal. O desafio da qualidade. REIDICS – Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales, 13, 34-49. https:/doi.org/10.17398/2531-0968.13.05
  • Claudino, S. (2023). Legislación escolar y praxis didáctica. Una mirada desde la educación geográfica en Portugal. Iber: Didáctica de las ciencias sociales, geografía e historia, 113, 9-15. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9178875
  • Claudino, S. (2023). Juventude e cidadania territorial: o protagonismo construído desde a escola. In V. H. N. Oliveira (Ed.) Geografia das Juventudes (pp. 19-38). GEPJUVE.
  • Gonçalves, C., & Claudino, S. (2021). Governance, Civic and Geographic Education and Local Development. In S. Saúde, M. A. Raposo, N. Pereira, A. I. Rodrigues (Eds.), Teaching and Learning Practices That Promote Sustainable Development and Active Citizenship (pp. 236-253). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-4402-0.
  • Claudino, S. (2019). Project We Propose! Building Territorial Citizenship from School. In J. A. Pineda-Alfonso, N. de Alba-Fernandez & E. Navarro-Medina (Eds.), Handbook of Research on Education for Participative Citizenship and Global Prosperity (pp. 350-382). IGI Global, https://doi.org/10.4018/978-1-5225-7110-0