Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Teresa Santos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Teresa Santos é professora auxiliar, leciona as unidades curriculares de Gestão e Cultura Organizacional Escolar, no 2º Ciclo, Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) e de Avaliação de Práticas e Contextos em Comunidade Educativa, 2º Ciclo, Ciências da Educação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de formadores) na Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.

No CeiED faz parte do grupo de coordenação da Comunidade de Investigação e Aprendizagem (ReLeCo) Formação, Profissionalismo e Identidades Docentes (ProFID). Está associada, à Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE); à Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía (ACIP) e à Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducatione ADMEE-Europe. Concluiu o Pós-doutoramento em Ciências da Educação, na Especialidade de Desenvolvimento Curricular e o Doutoramento em Ciências da Educação, e Mestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização em Administração Escolar.

Tem participado em diversas publicações nacionais e estrangeiras, individualmente ou em coautoria, nomeadamente: 9 capítulos de livros, 17 artigos em revistas científicas e 13 artigos em conferências.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Políticas Educativas
  • Currículo e avaliação
  • Tecnologias educativas
  • Educação e sustentabilidade

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Santos, T. & Paulino, R. (2023). O contributo da sala de aula no desenvolvimento sustentável. In M. Peralbo, A. Risso, A. Barco-Lozano, B. Silva & A. Cruz (Coords.), Actas del XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía. Universidade da Corunha. http://dx.doi.org/10.17979/spudc.000026
  • Santos, T. & Alves M. P. (2023). Avaliação para a aprendizagem no ensino superior: o e-portefólio como dispositivo de Avaliação. In M. Peralbo, A. Risso, A. Barco-Lozano, B. Silva & A.Cruz (Coords.), Actas del XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía. Universidade da Corunha. http://dx.doi.org/10.17979/spudc.000026
  • Santos, T., Alves, P., & Sá, S. (2023). Learning in the Context of Digital Technologies: What Lessons Can We Learn from Covid-19 in Basic Education? In A. Mesquita, A. Abreu, J. V. Carvalho, C. H. P. de Mello (Eds), Perspectives and Trends in Education and Technology . Smart Innovation, Systems and Technologies, 320. Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-19-6585-2_69
  • Sá, S., Santos, T., Alves, P., Noronha, A., Silva, P., & Freitas, C. (2023). The (Re)invention of Pedagogy Through Digital Technologies in Time COVID-19. In A. Mesquita, A. Abreu, J. V. Carvalho, C. H. P. de Mello (Eds), Perspectives and Trends in Education and Technology . Smart Innovation, Systems and Technologies, 320. Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-19-6585-2_71
  • Santos, T., Alves, P., & Sá, S. (2022). Contribution of the Emergence of Distance Learning in Times of the COVID-19 Pandemic: Perspectives of Pre-school and Primary School Teachers . In A. Mesquita, A. Abreu, J. V. Carvalho (Eds.), Perspectives and Trends in Education and Technology. Smart Innovation, Systems and Technologies, 256. Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-16-5063-5_72