Skip to main content

Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo)

4. Formação, Profissionalismo e Identidades Docentes

O reconhecimento e a qualificação da profissão docente são condições incontornáveis da qualidade do ensino e da educação. No atual cenário, nacional e internacional, às crescentes exigências da profissão docente do ponto de vista epistemológico (como uma profissão de investigação), ontológico (com uma profissão de ajuda) e deontológico (na sua dimensão comunicacional), juntam-se as incertezas geradas pela escassez de professores. A formação inicial e contínua de professores, mais do que nunca, é desafiada por este cenário e ocupa um papel central na afirmação da profissão docente. A ReLeCo Formação, Profissionalismo e Identidades Docentes [ProFid] centra suas preocupações na formação dos professores tendo subjacentes, para além da identidade profissional e do profissionalismo docente, as dimensões da ética educacional, social, cultural e política.

O objetivo da ReLeCo ProFid é refletir sobre: 

Formação Inicial de Educadoras/es e Professoras/es

  1. Políticas de formação de educadoras/es e professoras/es – dimensão nacional e internacional, políticas de acesso à formação inicial e à profissão
  2. Estruturas da formação de educadoras/es e professoras/es – modelos e currículos, regime dual Universidade/Politécnico, estágio profissional, relação IES/Escolas, indução profissional.

Formação Contínua

  1. Políticas e locus da formação contínua: o papel dos CFAE, das IES e dos centros de I&D

Profissionalismo Docente

  1. Saberes profissionais
  2. Autonomia, agência e lideranças dos educadoras/es e professoras/es

Identidades profissionais docentes

  1. Os educadoras/es e professoras/es (atuais e futuros)
  2. As dimensões sociológicas (e da sociologia do trabalho) da profissão
  3. As dimensões históricas da profissão
  4. A revalorização, a satisfação e o bem-estar docente.

Coordenação

Outros Investigadores

Investigadores em Formação

  • Ana Inês Sousa (Master)
  • Cristina Ribeiro ( Master)
  • Joselita Santos ( Master)
  • Juliana Mendes ( Master)
  • Marlene Ferreira (PhD)
  • Maria José do Carmo (PhD)
  • Natália Malheiro (Master)
  • Olga Ribeiro (PhD)
  • Susana Oliveira (PhD)
  • Vilma Martelo (Master)