Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo)
4. Formação, Profissionalismo e Identidades Docentes
O reconhecimento e a qualificação da profissão docente são condições incontornáveis da qualidade do ensino e da educação. No atual cenário, nacional e internacional, às crescentes exigências da profissão docente do ponto de vista epistemológico (como uma profissão de investigação), ontológico (com uma profissão de ajuda) e deontológico (na sua dimensão comunicacional), juntam-se as incertezas geradas pela escassez de professores. A formação inicial e contínua de professores, mais do que nunca, é desafiada por este cenário e ocupa um papel central na afirmação da profissão docente. A ReLeCo Formação, Profissionalismo e Identidades Docentes [ProFid] centra suas preocupações na formação dos professores tendo subjacentes, para além da identidade profissional e do profissionalismo docente, as dimensões da ética educacional, social, cultural e política.
O objetivo da ReLeCo ProFid é refletir sobre:
Formação Inicial de Educadoras/es e Professoras/es
- Políticas de formação de educadoras/es e professoras/es – dimensão nacional e internacional, políticas de acesso à formação inicial e à profissão
- Estruturas da formação de educadoras/es e professoras/es – modelos e currículos, regime dual Universidade/Politécnico, estágio profissional, relação IES/Escolas, indução profissional.
Formação Contínua
- Políticas e locus da formação contínua: o papel dos CFAE, das IES e dos centros de I&D
Profissionalismo Docente
- Saberes profissionais
- Autonomia, agência e lideranças dos educadoras/es e professoras/es
Identidades profissionais docentes
- Os educadoras/es e professoras/es (atuais e futuros)
- As dimensões sociológicas (e da sociologia do trabalho) da profissão
- As dimensões históricas da profissão
- A revalorização, a satisfação e o bem-estar docente.
Coordenação
Outros Investigadores
- Alcina de Oliveira Martins
- André Freitas
- Ana Paula Silva
- António Teodoro
- Bento Cavadas
- Ana Sofia António
- Filomena Parada
- Irene Figueiredo
- Louise dos Santos Lima
- João Sampaio Maia
- Clara Craveiro
- Maria de Nazaré Castro Coimbra
- Talita Cruz
Investigadores em Formação
- Ana Inês Sousa (Master)
- Cristina Ribeiro ( Master)
- Joselita Santos ( Master)
- Juliana Mendes ( Master)
- Marlene Ferreira (PhD)
- Maria José do Carmo (PhD)
- Natália Malheiro (Master)
- Olga Ribeiro (PhD)
- Susana Oliveira (PhD)
- Vilma Martelo (Master)